A Basf incentiva a América do Sul a liderar a transição sustentável na indústria
Da Redação
As soluções sustentáveis, de maneira geral, são aquelas que visam minimizar o impacto ambiental e promover a conservação dos recursos naturais e o desenvolvimento social. São alternativas que levam em consideração a sustentabilidade em sua concepção e implementação, buscando equilibrar as necessidades humanas com a preservação do meio ambiente. A América do Sul está no epicentro dessa revolução verde. Até porque a região oferece um ambiente altamente competitivo, impulsionado pela abundância de recursos naturais.
Nesse contexto, a Basf se compromete em alavancar a transição energética e alcançar a neutralidade em carbono,
muito além das energias renováveis. A empresa considera a América do Sul uma Green Powerhouse (Potência Verde) e a ela dedica dimensões-chave: energia, circularidade, matérias-primas renováveis e monetização de carbono.
A energia desempenha um papel fundamental na compensação da pegada de carbono. Em especial quando proveniente de fontes renováveis. A Basf trabalha nesse tema por meio da utilização de contratos de aquisição de energia renovável certificada (PPA) para todos os seus endereços produtivos na região. Além disso, a empresa possui Certificados Internacionais de Energia Renovável (I-RECs) e certificações de gerenciamento de energia ISO 50001 para suas unidades produtivas, comprovando seu compromisso com uma matriz energética mais limpa e sustentável.
Sob esse prisma, a região tem muito a contribuir. De acordo com um estudo do Our World in Data, a matriz energética da América do Sul é composta de 69% de fontes renováveis, em comparação com apenas 25% mundialmente. Quando observamos o Brasil em separado, esse número sobe para impressionantes 77%.
Já a circularidade é um conceito que busca criar um sistema no qual os materiais são reciclados, reutilizados e reintegrados à cadeia produtiva. A Basf está engajada no desenvolvimento de iniciativas nessa área. A companhia investe em projetos de reciclagem e reutilização de materiais. Assim, reduz o desperdício e promove a economia circular. Iniciativas como o recichain®, que utiliza a tecnologia blockchain para rastrear mate- riais reciclados, e o portfólio B-Cycle, com soluções de reciclagem mecânica, são exemplos desse compromisso.
“Nossas iniciativas vão além dos investimentos. Buscamos fomentar a inovação e criar um ambiente propício para soluções sustentáveis”, comenta Antonio Lacerda, vice-presidente sênior da Basf para a América do Sul. “Estamos comprometidos em apoiar nossos parceiros atuais e potenciais a enfrentar os desafios da sustentabilidade. “Por meio de parcerias, buscamos impulsionar a circularidade em toda a cadeia de valor. Assim, a Basf se torna uma aliada na busca por soluções de curto, médio e longo prazo.”
Pela extensão de seu território e pela diversidade de seus biomas, a América do Sul conta com a mais ampla biodiversidade vegetal do planeta, com inúmeras espécies que existem apenas na região. Essas matérias-primas também contribuem para a preservação dos recursos fósseis, reduzem as emissões de gases de efeito estufa e são cada vez mais valo- rizadas pelos consumidores, por serem percebidas como mais saudáveis e sustentáveis.
Já a monetização de carbono se refere ao posicionamento em favor da redução ou da captura de emissões de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono (CO2). Essa prática é importante porque incentiva empresas e organizações a reduzir suas emissões, uma vez que podem obter benefícios financeiros ao fazê-lo. Além disso, também permite o desenvolvimento de projetos de compensação, como a implementação de energia renovável e reflorestamento.
Vivemos em uma região privilegiada, uma verdadeira potência verde – uma Green Powerhouse. Temos o potencial de nos tornarmos protagonistas importantes mundialmente na agenda rumo à produção sustentável. Com essa base sólida de recursos renováveis e um compromisso cada vez maior com a sustentabilidade, a América do Sul segue no caminho da lide- rança, em direção a um futuro mais limpo e consciente.