Bvlgari Hotel Roma estreia na Piazza Augusto Imperatore; bastidores da criação ganham documentário na Amazon Prime Video
Por Redação
A Bvlgari, em colaboração com a Atomic Production, apresenta An Emperor’s Jewel, um longa-metragem dirigido por Andrea Rovetta que transforma história e arte em uma experiência cinematográfica fascinante. Visualmente deslumbrante, o documentário percorre uma linha do tempo imaginária, conectando a grandiosidade do Império de Augusto – primeiro imperador de Roma – à inauguração do Bvlgari Hotel Roma, em 8 de junho de 2023.
Nos bastidores dessa criação extraordinária, a obra revela o rigoroso planejamento, a excelência arquitetônica e a visão artística que deram vida ao hotel. Entrelaçando a arte da alta joalheria com a maestria da construção, o filme exalta a herança romana, a criatividade italiana e o design atemporal que definem a essência da Bvlgari.
Bastidores
O documentário, que apresenta insights inéditos, imagens de bastidores dos artesãos e conversas com visionários como Roberto Gualtieri, prefeito de Roma, os arquitetos do hotel Antonio Citterio e Patricia Viel, Jean-Christophe Babin, CEO da Bvlgari, Silvio Ursini, vice-presidente da Bvlgari e fundador do setor de hotéis, e Niko Romito, chef curador do hotel, garante uma visão ampla de como a Bvlgari oferece uma visão de hospitalidade extraordinária. O filme também apresenta a presença da atriz Priyanka Chopra Jonas, a primeira convidada VIP do hotel e madrinha da abertura.
“Estamos entusiasmados em compartilhar a história cativante por trás da criação do Bvlgari Hotel Roma por meio de ‘An Emperor’s Jewel – The Making of the Bvlgari Hotel Roma’. O filme oferece uma perspectiva única sobre a dedicação, inovação e criatividade que tornaram este icônico hotel de luxo uma realidade. O projeto é uma celebração da rica herança cultural italiana, e deixa uma marca duradoura nos corações de todos os envolvidos. Este filme oferece ao público uma visão única do compromisso da Bvlgari com luxo e sofisticação incomparáveis. Após ‘Inside the Dream’, o primeiro filme sobre a Bvlgari, que apresenta a confecção de um extraordinário colar Serpenti de Alta Joalheria, estou muito orgulhoso de ver agora um segundo filme mostrando a criação de outra ‘joia’: o Bvlgari Hotel Roma.”
Desde os tecidos sob medida, criados pelo renomado ateliê de tecelagem Rubelli, até os lustres de Murano da Barovier&Toso — uma vidraria cuja história remonta a 1295 —, cada detalhe do hotel carrega a essência do artesanato italiano. Os mosaicos, produzidos pelas prestigiadas Escola de Mosaicos de Friuli e Oficina de Mosaicos de Friuli, a louça pintada à mão da Ginori 1735 e os azulejos de terracota moldados artesanalmente pela Furnace Sugaroni, fundada em 1685, ganham vida diante das câmeras, revelando o legado de séculos de tradição e maestria.
Os espaços ao ar livre foram transformados em refúgios de serenidade e beleza, onde arquitetura e natureza se entrelaçam com a sofisticação característica dos paisagistas do P’arcnouveau. Esse diálogo com o natural se estende também aos interiores, com papéis de parede pintados à mão pelos artistas da Pictalab, conferindo um toque de poesia aos ambientes.
Cada artesão retratado no documentário personifica o melhor do savoir-faire italiano, tornando o hotel um testemunho vivo da herança cultural do país e de sua dedicação à excelência em um cenário global.
Para celebrar a inauguração do hotel em sua cidade natal, a Bvlgari criou uma joia excepcional de Alta Joalheria: um colar que tem como peça central uma moeda romana original com a imagem do imperador Augusto. Feito em ouro amarelo, o design é enriquecido por 149 contas de esmeralda, totalizando 615,04 quilates, além de 80 esmeraldas polidas (16,53 quilates) e um pavê de diamantes (40,69 quilates). A meticulosa arte dos mestres ourives da Bvlgari ao confeccionar essa peça extraordinária é uma das cenas mais fascinantes do documentário, culminando na imagem deslumbrante de Priyanka Chopra Jonas usando o colar na grande noite de inauguração.
O filme também dá destaque à majestosa estátua de Augusto sentado, uma escultura romana original da Coleção Torlonia, esculpida em mármore Pentélico e posicionada no hall de entrada do hotel. Representado como Júpiter, o imperador segura um globo em sua mão direita e, originalmente, sustentava um cetro na esquerda. O documentário acompanha de perto o delicado processo de restauração da peça, realizado pela Fondazione Torlonia, com o apoio da Bvlgari em uma parceria de longa data voltada para a preservação de um dos mais importantes acervos particulares de arte antiga do mundo.
*O filme tem o patrocínio do Ministério Italiano do Made in Italy, do Município Roma e da Fundação Altagamma. “An Emperor’s Jewel – The Making of the Bvlgari Hotel Roma” já está disponível na plataforma de streaming Amazon Prime Video.