The President

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um brinde

à qualidade

GOURMET

Por Ney Ayres

Um brinde à qualidade

Entre degustações e boas novidades, confira uma seleção de tintos e brancos, além de um espumante histórico

CASTAS EXTINTAS DO DOURO

A Barrinhas Importadora e o restaurante Adega Santiago Asador promoveram uma degustação dos vinhos da Real Companhia Velha, com a presença de Pedro Silva Reis, enólogo e membro da terceira geração da família proprietária da vinícola. Foram apresentados vinhos da linha Séries, um projeto de recuperação de castas quase extintas na região do Douro. Foram degustados sete vinhos. Os brancos foram Dandy Branco 2022 (Malvasia Rei e Viosinho, Sercialinho) e Séries Donzelinho safra 2021 (vinhas velhas de Donzelinho Branco). Já a seleção de tintos reuniu: Dandy Tinto 2021 (Tinta Roriz, Tinta Francisca e Viosinho), Série Rufete Tinto 2018 (100% Rufete), com garrafas numeradas e produção limitada a 4.266 botelhas, Séries Bastardo Tinto 2018 (100% Bastardo) e Séries Malvasia Tinto Preta Tinto 2019. Para fechar, foi servido o vinho do Porto Quinta das Carvalhas 50 Anos. 

barrinhas.com.br

@adegasantiagoassador

SAFRA 2013

A Chandon lançou sua série histórica: a Magnum Excellence Brut. Ela é numerada e faz parte de um lote limitado, apenas 800 garrafas da safra 2013. Sua composição é de 55,4% de Pinot Noir e 44,6% de Chardonnay. Passa mais de dez anos de maturação, resultando em um espumante de alta qualidade, com a assinatura do enólogo-chefe da Chandon, Philippe Mével. É um vinho aromático, com notas de frutas secas e toques tostados. O paladar é complexo, fresco, elegante, com boa acidez e final persistente. 

@chandonbrasil

Nobreza

A World Wine e a vinícola chilena Escudo Rojo realizaram uma degustação dos vinhos da Baronesa Philippine de Rothschild, responsável pela expansão de Baron Philippe de Rothschild no Chile, com os projetos Almaviva e Escudo Rojo. O enólogo Gonzaga Castro conduziu a avaliação das safras 2019, 2020 e 2021. Essa última é um capítulo à parte, pois expressa aromas de frutas negras maduras com toques de especiarias, pimenta-preta, baunilha e tabaco. No paladar, é encorpada, apresenta taninos macios e expressa boa acidez. Tem final frutado e elegante. Certamente, demonstrará uma boa evolução com passar dos anos. 

@wordwine 

LAPOSTOLLE APALTA SAFRA 2021

A francesa Alexandra Marnier Lapostolle, herdeira do licor Grand Marnier, apaixonou-se por vinhedos chilenos em 1994. Ali montou, com o marido, a Lapostolle Wines, que desde então produz vinhos finos. Entre eles o Lapostolle Apalta safra 2021, um mix de Cabernet Sauvignon, Merlot, Carmenère, Cabernet Franc e Syrah. Aromático, ele evoca frutas negras e toques de especiarias. Tem um paladar estruturado, com excelente acidez e taninos macios. Final persistente. 

@mistralvinhos

CHARDONNAY DE RESPEITO

A World Wine comandou uma degustação do vinho chileno Los Primos, com a presença de Francisco Baettig, um dos enólogos mais importantes do Chile. A apresentação reuniu as safras de 2016, 2019 e 2022 dos brancos (Chardonnay) e os tintos (Pinot Noir) do Selección de Parcelas Los Primos. Vale destacar o Chardonnay safra 2022. Ele é proveniente dos blocos selecionados da vinha Traiguén, de solo de origem vulcânica, que resulta em um caráter mineral. Ele apresenta uma explosão aromática de frutas brancas maduras, com notas defumadas e toque de manteiga. Tem corpo médio e é sedoso. Ele recebeu 98 pontos do crítico norte-americano James Suckling. 

@worldwine