Concurso elegerá melhor croissant do Brasil; 15 padarias, pâtisseries, cafés e confeitarias participarão da disputa
Por Redação
A manteiga, uma das bases da cozinha francesa, junto ao croissant, conquistou o paladar dos brasileiros. Para trazer um pedacinho da França ao Brasil, a cooperativa de produtores de leite da Normandia, Isigny Ste-Mère, lança o concurso “O Melhor Croissant do Brasil”. A competição será realizada no próximo dia 8 de novembro, no Hotel Emiliano, em São Paulo, e contará com 15 competidores – profissionais de padarias, pâtisseries, cafés e confeitarias de São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Uma competição semelhante é realizada na França há 19 anos, e a primeira edição na Grã-Bretanha aconteceu em Londres, no ano passado. No Brasil, o primeiro concurso elegerá o melhor croissant feito com manteiga Tourage.
Na França, os croissants podem ser vendidos como Croissant Comum, Croissant de Manteiga e Croissant de Manteiga d’Isigny, de acordo com o tipo de gordura utilizada no preparo.
O DIFERENCIAL DA TOURAGE
Produzida na porção de terra banhada pelo canal da Mancha — braço do oceano Atlântico que separa a ilha da Grã-Bretanha da Europa continental —, e pelas águas dos pântanos formados por rios locais, a manteiga Tourage é ideal para a preparação de folhados por suas características singulares: possui teor de gordura mais alto e de água mais baixo em relação às manteigas comuns; sua textura é mais maleável, com aroma e sabor ricos e autênticos, e o ponto de fusão é ideal para o seu derretimento e para a formação de finas camadas (folhas) artisticamente distribuídas num croissant crocante e dourado.