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Sustentabilidade nas estratégias corporativas: um imperativo para o avanço dos negócios

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Sustentabilidade nas estratégias corporativas: um imperativo para o avanço dos negócios

Para a Panasonic do Brasil, o compromisso com o meio ambiente tornou-se um dever para as empresas em prol da sociedade e das novas gerações

Por Hiroyuki Miyazaki, presidente da Panasonic do Brasil

Ao assumir recentemente a direção da Panasonic do Brasil, eu trouxe mais do que apenas experiência e visão estratégica: mantive também um compromisso inabalável com a sustentabilidade, reforçado pelo nosso board global.

Em um contexto mundial e interconectado, a sustentabilidade emerge como um pilar estratégico para as empresas. Não é só uma questão ambiental. É também econômica, social e de governança. Hoje o compromisso com práticas sustentáveis se reflete na preservação do meio ambiente e na resiliência econômica, na criação de empregos de qualidade e na construção de um legado positivo.

A consideração por critérios ESG (Environmental, Social and Governance) nas companhias está se tornando mais que uma tendência. É um imperativo. Consumidores e investidores estão cada vez mais inclinados a priorizar em presas que demonstrem um compromisso genuíno com as práticas sustentáveis. Na Panasonic do Brasil, cerca de 70% do faturamento do último ano veio da Linha Branca, uma categoria prioritária para a empresa. Entre esses produtos, destacamos nossas geladeiras. Elas estão entre as mais econômicas. Podem reduzir mais de 45% na conta de energia, como o modelo BT43. Quanto às nossas máquinas de lavar, são capazes de economizar até 28 L por lavagem.

Por meio da iniciativa Panasonic GREEN IMPACT, estamos comprometidos em zerar as emissões de CO2 até 2030, o que inclui nossas operações diretas, como as fábricas, bem como aquelas vinculadas à energia adquirida. Além disso, temos a meta ambiciosa de reduzir mais de 300 milhões de toneladas de emissões de CO2 até 2050. Isso representa cerca de 1% das emissões globais, abrangendo não apenas as nossas operações diretas, mas todas as emissões indiretas, incluindo os eletrodomésticos da casa dos consumidores. Tal decisão impacta toda a cadeia, desde o início da produção até o descarte do produto. No Brasil, isso já é uma realidade, pois nossas fábricas são Carbono Zero, com o reconhecimento da matriz japonesa.

A transição energética é outro pilar estratégico. Em parceria com a Pontoon Clean Tech, focamos a autoprodução de energia solar. A partir de 2024, mais de 50% da energia utilizada na Panasonic Brasil será de autoprodução solar.

A sustentabilidade emerge como um pilar estratégico para as empresas. Não é só uma questão ambiental. É também econômica, social e de governança.

Hiroyuki Miyazaki

Quase 100% do nosso portfólio de geladeiras é classificado pelo Inmetro com o selo A+++ de eficiência energética, utilizando tecnologias como o Inverter, que controla a potência do compressor e o mantém sempre funcionando, garantindo economia de energia, resfria- mento mais rápido, melhor conservação dos alimentos e menos ruídos. Temos também o Smartsense, que entende os hábitos do consumidor e monitora a abertura de portas por meio de sensores.

Nossos modelos de geladeira BT43 e BB71 são dois dos mais econômicos do Brasil. Economizam 45 e 42% de energia, respectivamente. Desde 2014, vendemos mais de 2 milhões de geladeiras, gerando mais de R$ 250 milhões de reais a menos na conta de luz dos consumidores.

Além disso, coletamos a água da chuva para o reuso e temos o Projeto Conservador das Águas, em colaboração com o Programa Extrema No Clima, plantando, em média, mil mudas de árvores ao ano. De 2012 a 2022, economizamos o equivalente a 6.964 piscinas olímpicas com nossas máquinas de lavar.

A preocupação com o meio ambiente também está presente no descarte dos produtos. Temos uma parceria com a Ecoassist, especializada em logística reversa e descarte ecológico, evitando que itens de grande porte contaminem o ambiente. Os produtos são coletados na casa do consumidor e retornam para a cadeia produtiva como matéria-prima. Assim já ocorreu com mais de 120 toneladas de materiais.

A fim de contribuir ainda mais para a resolução de questões sociais, como a redução dos custos de energia, a redução das emissões de CO2, o fornecimento estável de energia e a conservação de energia, estaremos mais empenhados na implementação de várias soluções da Union Rhac (uma empresa subsidiária da Panasonic do Brasil), como sistemas de cogeração, utilização de calor residual (recuperação de calor) e geração de eletricidade por biogás/biomassa no Brasil e no Peru, bem como em outros países da América Latina.

Em suma, para a Panasonic Brasil, a sustentabilidade é a espinha dorsal da estratégia. Por meio de esforços colaborativos e um compromisso genuíno, podemos ir ainda mais longe. Planejamos trabalhar de perto com a nossa cadeia de suprimentos, clientes e parceiros.

A integração da sustentabilidade nas estratégias corporativas não é uma opção, mas uma necessidade para a continuidade e a prosperidade dos negócios e da sociedade em geral. As decisões tomadas hoje determinarão o legado para as gerações futuras.