Por Eliana Malizia*
A motocicleta Super Meteor 650, a cruiser premium da Royal Enfield, chega ao mercado brasileiro com recorde de vendas
A Super Meteor 650 chegou – e o primeiro evento para apresentar a motocicleta foi uma live. Ali foi anunciada a pré-venda. Em seguida, aconteceu um encontro para a imprensa especializada, em Brasília.
No mês de abril, a Royal Enfield vendeu as 650 unidades da Super Meteor colocadas à venda em menos de 24 horas. O sucesso foi tanto que, um segundo lote de 650 unidades também foi anunciado e também vendido no primeiro dia. O lançamento possui três versões e sete opções de cores.A Super Meteor 650 é mesmo a custom mais aguardada de 2024. A fábrica, recém-inaugurada em Manaus, está trabalhando com todo o fôlego para montar mais unidades e atender a demanda dos clientes de todo o país.
Lançada globalmente em 2023, a Super Meteor chegou ao Brasil para complementar a família das 650, agora na companhia das Twins Continental GT e Interceptor, que compartilham o mesmo motor. Mas há um detalhe importante: o novo modelo é considerado o premium de toda a linha. Daí o porquê de o lançamento estar atraindo motociclistas estradeiros e apaixonados pelo estilo custom. A grande surpresa foi a nova política da marca: incorporar o frete no preço final. O modelo já tem um valor muito atrativo no mercado. Ele custa a metade do valor de outras motocicletas custom de média cilindrada.
Após o lançamento, chegou a vez de brilhar no Festival Interlagos, em São Paulo, um dos maiores eventos de experiência motor do mundo. Entre diversos modelos e marcas, a Super Meteor 650 foi muito requisitada para o test ride no autódromo. Ali também aconteceram dois momentos muito importantes para a marca: a apresentação da ShotGun 650, que ainda não tem data certa para produção no Brasil, mas promete conquistar os corações do público mais jovem, descolado, que também aprecia a cultura da customização.
O outro momento especial foi o desfile de motos Royal Enfield. Mais de mil motociclistas, clientes da marca, aceleraram juntos no autódromo mais icônico do Brasil. Foi lindo de ver e viver. Ocorreu a quebra – ainda extraoficial – do recorde mundial de desfile de motos Royal Enfield. Além de mostrar a força da marca no país, houve um apelo importante: arrecadações em prol do Rio Grande do Sul, assolado pelas enchentes.
A Royal Enfield chegou ao Brasil em 2017 e já tem muita história para contar. E vem conquistando o mercado com produtos que remetem ao motopurismo, à elegância e a certo estilo de vida. Em 2023, o número chegou a 12.437. Até final deste ano, haverá 37 concessionárias. A mais recente foi inaugurada na cidade gaúcha de Caxias do Sul. Até o final de 2025, a meta é chegar a 41 concessionárias.
A Royal Enfield é a marca de motocicletas mais antiga em produção contínua, iniciada 1901. De origem britânica, a fábrica foi transferida para Madras, na Índia, em 1955. A linha de modelos para o mercado brasileiro inclui a cruiser Meteor 350, as gêmeas (Twins) Interceptor 650 e Continental GT 650, a aventureira Himalayan Classic 350, a versátil Scram 411 e a superurbana Hunter 350. Os pilotos e uma comunidade apaixonada são estimulados com uma rica agenda e uma lista de oportunidades de eventos nas esferas local, regional e internacional. O mais notável é o Motoverse, um evento anual de encontro de milhares de entusiastas de Royal Enfield, em Goa, Índia. Há também a Himalayan Odyssey, uma peregrinação anual por alguns dos terrenos mais difíceis e pelas mais altas passagens de montanha do Himalaia.
Uma divisão da Eicher Motors Limited, a Royal Enfield opera por meio de 2,1 mil concessionárias em todas as principais cidades e vilas na Índia, além de cerca de 850 outras em mais de 60 países. Com uma taxa de crescimento anual (CAGR) superior a 37% nos últimos cinco anos e vendas nos mercados internacionais aumentando 108% em 2021 e 2022, a Royal Enfield é líder no mercado global de motociclos de tamanho médio. Não à toa, ela chegou ao Brasil marcando presença e deixando seus clientes cada vez mais aficionados.