The President

Sempre incasável

entrevista

Sempre incansável

À frente do Grupo CRM, Renata Vichi, CEO que começou como estagiária, vem transformando as marcas Kopenhagen e Brasil Cacau em potências do segmento de chocolates

Por Redação

Fotos Marcelo Spatafora

“Quem é resiliente, movida a desafios, apaixonada por recomeços, torna-se incansável.” A frase, extraída do livro Chocolate nas Veias, resume a essência de Renata Moraes Vichi, a enérgica CEO do Grupo CRM, que engloba as marcas Kopenhagen, Brasil Cacau e Kop Koffee. À frente de uma das maiores operações do segmento de chocolates premium no Brasil, a executiva combina inovação, estratégia e um olhar humanizado para impulsionar negócios que proporcionam ao consumidor uma experiência diferenciada de saborear o chocolate. Sua trajetória profissional começou aos 16 anos, quando ingressou como estagiária de marketing na Kopenhagen, que tinha sido recém-adquirida por seu pai, Celso Moraes. Entre visitas a lojas e reuniões estratégicas, Renata se apaixonou pelo varejo e pelo impacto emocional que a marca, fabricante de clássicos como Nhá Benta e Língua de Gato, exercia nos consumidores. Determinada a fazer por merecer, cursou administração de empresas na Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e publicidade na Fiam (Faculdades Metropolitanas Unidas Educacionais), enquanto percorria diversos cargos executivos. “Nunca quis ser herdeira, mas estar à altura da sucessão”, afirma ela, que construiu uma carreira pautada pelo aprendizado constante. Assim, assumindo cada vez mais responsabilidades, tornou-se diretora de marketing e comercial, depois vice-presidente, até ascender à presidência do Grupo CRM em 2020. Ao longo das últimas duas décadas e meia, a Kopenhagen vivenciou uma expansão notável. Com a implementação de um robusto sistema de franquias, a marca ampliou sua presença nacional e se consolidou como referência no segmento premium, oferecendo tradição e exclusividade. A sacola vermelha se tornou um símbolo de qualidade e um presente sofisticado. A trajetória de Renata está intrinsecamente ligada a esse crescimento. Em 2008, ela liderou a criação da Brasil Cacau, uma marca mais acessível, que capitalizou a expansão do consumo das classes B e C. “Hoje, a Brasil Cacau tem um protagonismo evidente e representa uma enorme avenida de crescimento para o grupo”, celebra. Outros marcos sob sua liderança incluem o lançamento da linha Soul Good em 2019, com produtos livres de açúcar, lactose e glúten, e o acordo societário firmado em 2020 com o fundo de private equity Advent International. Em 2023, o Grupo CRM foi adquirido pela Nestlé, a maior empresa de alimentos do mundo, em uma transação histórica para o segmento de chocolates no Brasil. Renata permaneceu como CEO, preservando sua autonomia na gestão e reforçando a visão de longo prazo do grupo. “Esse resultado é fruto de toda a construção e arquitetura de marca que realizamos e comprova a assertividade da nossa estratégia de negócios”, destaca. Para ela, a grande motivação para impulsionar o crescimento está nas pessoas. “Sempre entendi que, quanto maior a empresa, maior o impacto entre os consumidores e os profissionais.” Com foco em inovação e pioneirismo, o time sob sua liderança se destaca por lançamentos marcantes, como o chocolate sabor pistache e o panetone de damasco da Kopenhagen, além das colabs que aproximam a Brasil Cacau de diversos públicos. Quando perguntada sobre como lida com a rotina intensa, ela não esconde que ser incansável está muito mais ligado à paixão pelo que faz do que ao trabalho exaustivo. Essa abordagem reflete sua perspectiva sobre harmonia entre a vida pessoal e a profissional. “Estar 100% presente no momento é o segredo. Quando estou com meu filho, ele tem toda a minha atenção. Quando estou no trabalho, sou objetiva e ágil para garantir resultados.” Renata combina um equilíbrio raro entre foco no presente e visão de futuro. “Sei que estou CEO dessas marcas incríveis, mas meu objetivo é que elas sejam eternas, atravessando séculos com relevância e protagonismo”, afirma. Esse compromisso com a perenidade se reflete em números impressionantes: em 2024, o Grupo CRM cresceu 23%, inaugurando 268 novas lojas e alcançando 1.263 unidades. Para 2025, o plano é expandir ainda mais, fortalecendo um legado de inovação e crescimento sustentável.