The President

do mundo

corporativo para águas cristalinas

entrevista

Do mundo corporativo para águas cristalinas

Roberto Ibrahim, proprietário do Hotel Spa Nau Royal, em Camburi, e do Hiu Hotel, em Juquehy, revela motivações que o levaram a mudar o seu lifestyle

Todos os dias ouvimos alguém falando que um sonho seria sair pelo mundo, conhecendo lugares, culturas, sabores e as belezas inigualáveis do mundo, mas para Roberto Ibrahim este sonho virou realidade . Junto da esposa e seus animais de estimação, Roberto saiu a bordo de um barco para poder viver o que a terra tem de mais precioso.

O empresário, formado pela Escola Politécnica da USP, proprietário do Hotel Spa Nau Royal, em Camburi, e do Hiu Hotel, em Juquehy, saiu para este desafio em janeiro de 2023, quando decidiu seguir um sonho que tinha desde seus 18 anos. Avaliou possibilidades para conhecer o mundo e viu que o melhor jeito era navegar no conforto de sua própria embarcação. A princípio, ficariam por, no mínimo, 10 anos, mas o casal decidiu que não teria volta. “Depois de morar como nômade no mundo não dá mais para se fixar em um pedaço de terra e em uma rotina que nos cega de novas oportunidades”, explica Roberto.

1. O que te motivou a mudar completamente seu estilo de vida?

Minha esposa, seu companheirismo e aceite do desafio de sair do padrão comum foram essenciais. Outros fatores adicionaram o timing para a realização como: a decrescente liberdade econômica no Brasil, onde pagamos muito em impostos sobre tudo que compramos sem ter nenhum serviço decente de segurança, saúde, educação e justiça. Estes serviços escolhem onde moramos e dita uma mudança social sendo imposta a sociedade brasileira que não representa o que acreditamos e o que queremos para a nossa família. A injustiça que dominou nosso país tornará cada vez mais insustentável viver em paz e se sentir livre. O novo estilo de vida é uma fuga para a liberdade.

2. Qual está sendo o maior desafio nessa viagem em alto mar?

A convivência diária constante, aceite um do outro como cada um é, pois num barco se vive junto 24/7, se confia a vida um ao outro, literalmente. A mente tem que estar atenta, muito mais que em terra, para prevenir possíveis acidentes ou acontecimentos naturais, mantendo sua atividade física e mental.

3. Qual o segredo para gerenciar hotéis à distância, com maestria?

Hotéis devem ter uma maturidade operacional que se conquista com equipe motivada, que gosta do que faz, padrões bem definidos e comunicados a equipe, e sistema único baseado na web, que pode ser acessado via internet. Os trabalhos de gestão consistem em escolher bons profissionais para executar cada processo e mantê-los, o que pode ser feito a distância. E por fim, analisar os resultados finais, ou seja, as avaliações dos clientes, acompanhados mesmo a distância, tomando como base para qualquer melhoria futura.

Quer aventurar os sabores do paladar? A autencidade e o sabor italiano se mantém intactos com o Pollo Alla Griglia, um filé de frango grelhado com mil-folhas de batata-doce, legumes e molho de ervas. Em seguida, o Steak Tartar aparece renovado, com gema perfeita, e com um novo acompanhamento – fritas de batata canoa e folhas.

As novas entradas também ganham protagonismo: na Sensazione di Tartufo os produtos com trufas são opções surpreendentes, servidas todas juntas. O Mil-folhas leva brie, figo e mel de trufas, – já o Crostini conta com vinagrete de polvo e alho negro com trufas-, o Duo Carpaccio, por sua vez, é feito com mignon e lâminas de trufa em telha de mandioca. Seguindo a mesma linha, o menu recebe uma opção de Couvert a lá Carte de grissinis feitos na casa, com pão italiano artenasal, caponata e requeijão de corte com trufas negras – esse último, vendido também no empório da marca, como produto exclusivo.

4. O que você acha que vai mudar na sua vida pessoal após este tempo no Saúde Eterna?

Não temos um tempo, decidimos levar esta vida sem retorno, pois depois de ter liberdade de movimento, levando sua casa onde queira, podendo comprar suas necessidades em países que não cobram impostos exorbitantes, podendo usufruir da infraestrutura de diversos países do mundo onde o valor dos impostos são melhores aplicados a todos, inclusive aos visitantes, é inevitável que nós sempre compararemos os países que visitamos com o nosso, e amplificam nossa visão de que o Brasil está cada vez mais difícil de viver bem.

5. Qual conselho daria para as pessoas que têm esse sonho?

Aconselharia as pessoas a saírem da fase do sonho, transformá-la em um planejamento e executá-lo. Poupar para ter uma renda passiva suficiente para executar o plano, trocar a casa pelo barco, se preparar com cursos náuticos e ter experiências com bons capitães, antes de iniciar a sua experiência. Também pesquisar muito sobre o sonho, pois existe uma máxima que diz: para acabar com teu paraíso, habite-o, assim não pense num paraíso. A vida no mar tem muitos altos e baixos, bons momentos e tempestades, tenha o sonho completo e não somente a parte boa e bonita dele.