Emmanuel Macron anunciou na última terça-feira (28) a reforma do Louvre; haverá taxa mais alta para visitantes estrangeiros não-europeus e novo espaço especial para Mona Lisa
Por Redação
O presidente francês Emmanuel Macron anunciou na última terça-feira (28), que o Louvre passará por uma reforma. O museu mais visitado do mundo ganhará uma “nova entrada”. Em um discurso em frente à Mona Lisa, Macron revelou que o novo acesso ajudaria a aliviar o congestionamento no exterior da Pirâmide. Segundo o jornal francês Le Monde, os assessores do presidente informaram que o projeto deveria custar entre € 700 e 800 milhões (US$ 730 a 830 milhões), financiado com “recursos próprios” do museu.
Mona Lisa ganhará nova sala
No discurso, Macron também disse que a pintura da Mona Lisa teria seu próprio “espaço especial” dentro do museu de Paris. O novo local de exposição da pintura de Leonardo da Vinci seria “independentemente acessível em comparação ao resto do museu”, com “seu próprio passe de acesso”.
Como parte do chamado projeto Louvre Nouvelle Renaissance (Novo Renascimento), a França lançaria nos próximos meses um concurso internacional de arquitetura, no qual selecionaria vencedores até o final do ano para transformar edifícios do local, a expectativa é que aconteça a reforma até 2031. A gerência do Louvre prevê que o trabalho de renovação pode custar milhões de euros. Macron informou que “uma taxa diferente e mais alta para visitantes estrangeiros de países fora da União Europeia” partir do ano que vem ajudaria a cobrir os custos.