The President

Processos definidos e disciplina

entrevista

A trajetória de sucesso gastronômico de Vinícius Telles em Brasília

Empresário Vinícius Telles revela detalhes do sucesso de seus empreendimentos

Por Amélia Whitaker

Com o objetivo de empreender no setor de food service, o empresário Vinicius Telles embarcou no universo gastronômico em 2017, ano que foi inaugurado o aclamado Caminito Parrilla, em Brasília. Telles juntou-se aos empresários Rafael Lago, Renato Muniz e Tiago Muniz, proprietários do Nazo Japanese Food, que já operava desde 2012.

O Caminito Parrilla, inspirado no projeto da rua-museu – atração turística no bairro de La Boca, em Buenos Aires, oferece uma experiência ímpar da tradicional parrilla argentina. Já o Nazo Japanese Food traz a diferenciada gastronomia japonesa. Além das duas operações, os quatro sócios inauguraram recentemente o Caju Limão, que conta com variados petiscos, sanduíches e até a clássica feijoada que resgata a tradição de um bom boteco em Brasília.

1. Vinícius, como é possível ter sucesso em operações tão distintas, como o Caminito, o Nazo e o Caju Limão?

Nosso segredo está no modelo de negócio. Desenvolvemos uma fórmula que combina qualidade do produto, bom atendimento e um ambiente visualmente agradável e confortável. Aplicamos esse modelo tanto ao Caminito, quanto ao Nazo e ao nosso novo boteco, o Caju Limão. Acreditamos que, independente da culinária, nosso foco em superar as expectativas dos clientes com um preço justo permite nos destacarmos no mercado. Além disso, o grupo estabeleceu um sistema de gestão e controle que se adapta bem a diferentes tipos de culinária.

2. Quais os maiores desafios de um negócio gastronômico?

Creio que o maior desafio de nosso ramo é a consistência na entrega. Negócios de alimentação envolvem serviço, transformação e venda de produtos, daí surge a complexidade de entregar sempre o melhor para os clientes. Manter uma entrega constante exige do gestor um repertório de processos bem definidos e uma disciplina rigorosa, com checagens e auditorias regulares para garantir que o padrão da matriz seja observado em todas as unidades da rede.

3. O faturamento ultrapassa os 150 milhões por ano e os restaurantes são muito conhecidos. Qual é o diferencial?

Entendemos que nosso diferencial é entregar o máximo de experiência possível para nossos clientes, sempre oferecendo mais do que o esperado (over delivery), por um preço justo. Isso gera um sentimento de satisfação e excelente custo-benefício, criando recorrência. Por conta disso, nossos clientes nos vêem como uma opção em vários momentos de consumo, seja com colegas de trabalho, amigos ou família. O ambiente agradável faz do Caminito, do Nazo e do Caju Limão uma escolha ideal para quem quer curtir um dia especial sem gastar muito.

4. Durante essa trajetória você contou com a mentoria do Marcelo Politi. O que mudou nas operações dos restaurantes? Consegue mensurar o impacto?

A mentoria com Politi trouxe um foco maior em eficiência operacional e processos de gestão. Nada melhor do que ter um direcionamento claro, saber onde são nossos pontos fracos que precisamos melhorar e quais são nossas forças que temos que explorar. Assim, conseguimos mapear todas as oportunidades de melhoria da empresa. Além disso, o Politi criou uma comunidade de empresários que está sempre disposta a ajudar. Ele criou um grupo que tem uma conexão maravilhosa e todos estão dispostos a interromper seu dia para ajudar o outro.

5. Pretende abrir novos negócios? Qual é a estratégia de crescimento do grupo Mult?

Sim, temos um plano claro de expansão para os próximos cinco anos. Nosso objetivo é consolidar a presença no Centro-Oeste e expandir para outras regiões do Brasil com a abertura de novas lojas do Caminito, Nazo e Caju Limão. A estratégia de crescimento envolve fortalecer as marcas atuais, manter o padrão de qualidade e focar na abertura de novas unidades que atendam às necessidades locais, sempre mantendo a essência de oferecer uma ótima experiência por um preço justo.

6. Que conselho daria para alguém que está abrindo seu primeiro restaurante?

Meu principal conselho seria mapear claramente quem é o seu cliente e definir um posicionamento claro para o restaurante. Muitos empresários tentam agradar todos os públicos e acabam não agradando ninguém. O maior desafio é entender qual parcela da população você quer atender, o que esses clientes buscam e quais são suas dores. Adapte sua empresa às necessidades desse público, crie uma persona e mantenha o foco no seu posicionamento. O verdadeiro desafio é dizer não a ideias que desviam sua atenção do alvo.