The President

mercado

Ouro que vem do verde

mercado

Ouro que vem do verde

A coleção Refloreste-se, da joalheria Julio Okubo, traz a floresta amazônica como inspiração para entregar beleza e apoiar causas ambientais

Com sua dança de folhas e umidade única, sendo o bioma mais rico do mundo, que tem a maior parte de seu território no Brasil, a Amazônia é a musa inspiradora para a nova coleção de Julio Okubo. É dessa fonte inesgotável de vida e inspiração que nascem joias que encantam o olhar, como uma ode à beleza de toda essa diversidade, e ainda nos convidam à reflexão sobre o papel humano no equilíbrio do planeta. A nova campanha da marca traz a floresta para o universo do design. Com materiais de manejo sustentável e ouro rastreável, ela é o marco da transformação no conceito da joalheria. Vale destacar ainda que o ouro não provém do bioma amazônico, algo importante no combate ao garimpo ilegal. Além da estética, o extraordinário engloba a preservação ambiental e o cuidado com o futuro. Mais que um gesto estético, Refloreste-se é um manifesto contra o consumismo desenfreado. Cada joia carrega a promessa de plantio de uma árvore na floresta, um gesto simbólico e concreto, que reafirma o compromisso da Julio Okubo com o meio ambiente. Como parte da campanha, a joalheria pretende plantar pelo menos 3 mil árvores nos próximos meses, em parceria com o Idesam, uma organização que promove o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A grandiosidade da floresta e as curvas dos rios são traduzidas por ouro, madeira e gemas preciosas. Uma reprodução do fluxo contínuo da água, uma metáfora para o movimento incessante da vida e da renovação. Peças como pingentes e brincos adornados com ouro amarelo, esmeraldas e safiras contam com a madeira maçaranduba de manejo sustentável como base. A madeira é fornecida por comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã e segue rigorosos padrões éticos. Tudo isso gera impactos positivos em toda a cadeia de produção.

A sumaúma, a árvore da vida, ganha também a sua representação. De raízes profundas, que estão onde a natureza e o espírito se entrelaçam, e com copas que tocam as estrelas, ela é uma representação de passado, presente e futuro. As peças que a representam são elaboradas com ouro e contam com pérolas Biwa em sua composição. Célia Kina, a designer responsável pela coleção, diz que a natureza amazônica é mais que uma referência visual. “É uma narrativa rica e poderosa. Suas formas, suas cores e sua resiliência nos lembram que tudo está conectado. Cada joia que criamos é um fragmento dessa história.” Com uma campanha que valoriza os recursos naturais e a diversidade humana que compõem a floresta, uma das personagens do ensaio é Kim Puremuna, indígena cuja presença no projeto celebra as raízes culturais da região. “Queríamos que a campanha representasse não apenas a floresta, mas também as pessoas que a habitam e cuidam dela. A presença de Kim trouxe autenticidade e emoção e conecta ainda mais as joias com o espírito da Amazônia”, comenta Maurício Okubo, CEO da marca. Com registros fotográficos em meio à exuberância amazônica, as peças da coleção ganham ainda mais significado e reforçam a interdependência entre o bioma e aqueles que dele dependem. As peças da coleção Refloreste-se integram uma narrativa muito maior do que a riqueza da alta joalheria. É aqui que a sustentabilidade e a sofisticação podem coexistir em perfeita harmonia. Cada detalhe das joias reforça o convite à transformação: um chamado para cuidar da natureza enquanto se redescobre. Nesse contexto, o luxo transcende o objeto. Uma experiência, um compromisso, uma história. Com essa proposta, a Julio Okubo oferece mais do que joias: propõe a chance de se conectar com uma energia maior e, ao mesmo tempo, com a essência do que significa cuidar, viver e renascer.

http://juliookubo.com.br