Próximo a Genebra, o resort La Réserve apresenta uma experiência completa. Tem três restaurantes top de linha, incluindo um estrelado, SPA Nescens, serviços pet friendly e vista cinematográfica
Por Cris Berger
O La Réserve foi inaugurado em 2003 e é um dos melhores resorts da Suíça. Depois da propriedade de Genebra vieram os La Réserve de Paris, Ramatuelle e Zurique. No comando deles está o franco-suíço Michel Reybier, empresário apaixonado por vinhos, atento à importância do bem-estar, preocupado com a preservação da natureza, visionário e, portanto, adepto à hospitalidade pet friendly em seus hotéis. Há 20 anos, ele criou a “Michel Reybier Hospitality”. Também é dele a marca Nescens, de anti envelhecimento com clínicas, SPA e cosméticos. E as vinícolas Château Cos d’Estournel, La Mascaronne, Cos Labory e Domaine Hétszőlő, além do Champagne Premier Cru, que leva seu nome.
A chegada
Meu voo aterrissou às 23h no aeroporto de Genebra. Minutos depois eu estava em uma Mercedes Benz SL 500 a caminho do resort La Réserve Genève em Bellevue, a 5 quilômetros da cidade de Genebra, na Suíça. Desci do carro e observei, perto da porta principal, esquis de madeira, possivelmente de décadas atrás e que agora fazem parte da decoração. O grande elefante, que é símbolo do hotel, não passou despercebido e fiquei encantada ao saber do trabalho de Michel Reybier com a ONG britânica Elephant Family, que protege os elefantes asiáticos da extinção. Inclusive, parte da venda da pelúcia do elefante Raahi é destinada a ela. Pelo menos quatro pessoas, vestidas impecavelmente com o terno do hotel, me disseram bonsoir enquanto eu me dirigia ao check in. Aqueles minutos da chegada em que nossos olhos veem tudo pela primeira vez são tão interessantes, é uma mistura de surpresas e descobertas. Era bom estar ali.
Um pouco de África pelos corredores
A caminho do quarto, passei em frente ao Le Loti, o qual eu visitaria diversas vezes nos próximos dias. Ele é o restaurante do hotel aberto o dia inteiro. Peguei o elevador e desci um andar. Há algo no ar, que possivelmente venha da decoração criada por Jacques Garcia, que o deixa perfeitamente aconchegante. Pelas paredes há belíssimas fotografias de animais selvagens. Lembrei, então, da África e suspeitei que existe em seus detalhes a intenção de reproduzir os lodges africanos. Entre os quartos, corredores e elevadores, há móveis clássicos e elegantes, criando pequenas salas.
Nada como uma boa chegada
Seguramente, todos os 73 quartos esbanjam conforto, mas confesso que os 67 metros quadrados de cada uma das 29 suítes são um deleite. Os armários do corredor da entrada mantêm tudo no lugar e um segundo banheiro também é bem-vindo. Separada do quarto por uma porta de correr, a sala conta com sofá, estação de café e chá, além de escrivaninha e TV. Pode acomodar mais uma pessoa e oferece espaço extra para relaxar. Se você gosta de banhos de imersão, vai encher sua banheira com água quente, mergulhar nela, apagar a luz e acender a vela. Depois de um voo é tudo que podemos querer, não é mesmo? Além, é claro, de uma reconfortante xícara de chá, preparada onde está a máquina de café e o frigobar com soft drinks de cortesia. Finalizar o dia no conforto de um roupão e na companhia de um dos tantos livros da prateleira da sala é o que podemos esperar de uma primeira boa noite.
Bom dia, Mont Blanc
No dia seguinte, ao acordar, depois de dormir na cama espaçosa, com lençóis ultra macios e vários travesseiros, abri as cortinas para investigar o que havia no jardim. Encontrei um imenso gramado, árvores e tranquilidade. Alguns metros à frente, está a piscina externa, que nos meses de calor é bem concorrida, e passando o túnel chegamos ao píer do Lago Genebra com vista para o Montblanc, a mais alta montanha da Europa Ocidental, com 4.810 metros de altitude. O café da manhã gera certa ansiedade, pois a variedade e a beleza do buffet nos fazem dar algumas voltas em torno da mesa antes de começar a escolher o que provar – fora o menu à la carte. Considero impossível exibir algum autocontrole diante deste banquete.
Deguste sem pressa
Apesar de o restaurante ficar aberto até as 22h, sugiro chegar pelas 20h, pois existe um ritual a ser cumprido. Não é apenas a comida que será degustada, mas também há um “flerte” com o ambiente. Escolha um sofazinho para sentar, afunde nele, deixe-se relaxar e peça para o sommelier cuidar da harmonização da noite. Nesse jantar, fui bem conduzida por Gonçalo Pereira e descobri uma das joias do cardápio, o “Cos d’Estournel”, produzido em Bordeaux e classificado como um 2ème Grand Cru Classé, ou seja, plantado na margem esquerda de Saint Estèphe, onde o terroir é nobre e, em 1855, tornou-se uma classificação de origem. Em suas palavras: “É um vinho com aromas ricos em frutas negras, especiarias exóticas, cedro e notas de tabaco. No paladar, é estruturado, com taninos refinados e equilibrados e um final longo e harmonioso”. Cada setor do Le Loti é cuidado por um chef de rang, ou seja, a pessoa que garantirá que a noite seja perfeita do começo ao fim. Você pode contar sobre as suas restrições alimentares e o que deseja comer e ele indicará no cardápio as melhores opções. Agradeço o tempo que o François Bazin investiu na minha mesa para que eu pudesse sair com a melhor impressão possível e é sobre isso que se trata o La Réserve: um hotel para celebrar a vida e sentir-se mimado.
Então, o premiado
Se o Le Loti é o restaurante para todas as horas e onde você encontra comida japonesa, entradinhas, carnes, massas e saladas, o Tsé Fung é para uma noite com traje elegante e a vontade de experimentar o melhor chinês da Suíça, detentor de uma estrela Michelin. Vale ressaltar: ele é o único restaurante de comida cantonesa do país a conquistar este mérito e reconhecimento. A irretocável cozinha do chef Frank Xu revela ao mundo os sabores da sua terra natal, Shenzhen. E saber que ele vem de uma família de chefs e que a cozinha esteve na sua vida desde criança, é o bom presságio do que será vivenciado no seu restaurante estrelado.
Pet Friendly
Tive a sorte de estar hospedada no hotel na mesma ocasião que o cão Shakar da raça samoieda. Ele mora metade do ano com seu tutor no La Réserve e é tratado com muito carinho por toda a equipe. Simpático, educado e sociável, cumprimenta os hóspedes e funcionários com um rabo abanando. Cruzei com ele diversas vezes durante seus passeios e o fotografei chegando no Le Loti. Adorei saber que o hotel oferece aos hóspedes, bem acompanhados de seus cães, um mapa das trilhas de onde os pets podem se exercitar, fazer as necessidades e investigar o território. Fiquei fascinada em observar o número de pessoas que vão almoçar e jantar na companhia de seus pets e são recebidos com um pote de água individual e menu pet. E, veja bem, os cães têm acesso ao salão interno, não apenas às mesas do jardim. No quarto, os clientes de quatro patas têm sua própria cama e comedouros. Ganham petiscos, têm seu nome na plaquinha da tenda e placa de Não perturbe com a informação “Meu pet está descansando”. O mundo como deve ser: com hospitalidade e portas abertas para os filhos de quatro patas. O Shakar agradece e, por isso, sempre volta.
Cafe Lauren, SPA e academia
Saindo do elevador ou subindo o lance de escada da entrada do hotel e virando à esquerda, passamos por uma comprida passarela com paredes de vidro, que leva nossos olhos ao jardim. Em frente, seguindo por mais um elegante corredor, chegamos ao Cafe Lauren, que serve pratos saudáveis, elaborados por nutricionistas, e de onde podemos ver a piscina e as espreguiçadeiras. Alguns passos adiante chegamos na academia de ginástica, que é uma atração à parte. São dezenas de equipamentos de primeira geração, das marcas Technogym e Kinesis, e professores disponíveis para montar treinos personalizados. Também há as salas de funcional, rodeadas do verde do jardim e um grande espelho. É possível contratar aulas particulares de natação, hidroginástica, dança, Yoga, pilates e corrida. Ou fazer atividades em grupo. E para quem gosta de jogar tênis, vai adorar saber que eles têm uma quadra aberta e outra coberta.
Preparatório pré ski e snow
Eu fiz uma aula personalizada com o professor Julien Schaeffer, que foi genial. Ela é feita para quem vai esquiar, mas logo você percebe que é útil para qualquer tarefa do dia a dia. Vale lembrar que o Le Réserve está a cerca de uma a duas horas de distância de diversas estações de esqui como Verbier, Crans Montana, Chamonix, Mègeve, Courchevel e Courmayeur. Portanto, você pode fazer dele seu ponto de partida e preparar a musculatura para as atividades na neve. O objetivo da aula é trabalhar equilíbrio, propriocepção e construção muscular. A prática começa no BOSU (meia bola azul), que busca despertar os mecanorreceptores, que são células que se comunicam com o cérebro, e têm a função de fazer a pessoa ter maior consciência do seu corpo em relação a força e movimento das articulações sem utilizar a visão. “Este trabalho de equilíbrio não só é interessante para estimular o sistema nervoso central e periférico, mas também fortalece os músculos profundos responsáveis pela postura”, explica Julien. Em cima do BOSU fiz movimentos que imitam a descida de uma pista de esqui. Nas palavras do preparador físico: “O trabalho de construção muscular é fundamental no esqui, pois devemos ser capazes de produzir força em cada uma das pernas para mudar de direção de forma adequada e segura”. Depois realizamos o trabalho de fortalecimento muscular unipodal, com uma perna livre tocando o chão e, então, explosivo com saltos buscando controlar o equilíbrio na aterrissagem. O exercício “Alpinista” é feito com escorregadores embaixo dos pés fazendo as pernas deslizarem no chão. Finalizamos com o “Super Homem” para cuidar da auto ampliação. Não vi o tempo passar.
SPA Nescens
O SPA Nescens, que faz parte desta ala de bem-estar do hotel, além dos tratamentos e massagens que podem ser contratados individualmente, oferece quatro tipos de programas, com a duração de quatro a seis dias. Voltado para mulheres, o “Women Betters Aging Journey” ajuda no processo de envelhecimento saudável. Já o “Physical Performance Journey” serve para otimizar a performance do dia a dia. E o “Mental Escape Journey” ajuda a combater o stress e a relaxar. O “High Performance Face and Body Journey” é um intensivo de tratamentos para o rosto e corpo.