Por Fran Oliveira
Visitar estes museus é uma jornada para conhecer a alma das marcas. Vale a viagem e o ingresso
PORSCHE MUSEUM, STTUTTGART, ALEMANHA
Os visitantes do Museu Porsche sempre puderam mergulhar no mundo da Porsche, e agora há uma nova interpretação futurista desde o início. O Future Heritage Portal, altamente complexo do ponto de vista técnico, coloca o foco no Egger-Lohner C.2 Phaeton – o mais antigo projeto sobrevivente no qual Ferdinand Porsche trabalhou. Ele agora chama a atenção de todos que o veem, convidando-os para uma viagem pelo espaço e pelo tempo.
Depois de mais de um ano de pesquisa, planejamento e execução, o Egger-Lohner C.2 Phaeton, de 1898, um dos veículos mais importantes da coleção da empresa, recebeu o devido reconhecimento como a peça de abertura. O carro elétrico era movido pelo Octagon, um motor desenvolvido pela Porsche e montado na frente do eixo traseiro. Com direção no eixo dianteiro, ele trafegou pelas ruas de Viena há 126 anos. O Departamento de Patrimônio e Museu da Porsche acredita que não há duas visitas iguais ao museu da Porsche. Isso significa que a exposição está sendo continuamente atualizada e tornada mais interativa. No momento em que os visitantes chegam ao topo da famosa e longa escada rolante, com sua vista especial para a biblioteca de arquivos da empresa, eles embarcam em uma emocionante viagem no tempo.
BMW MUSEUM, MUNIQUE, ALEMANHA
Um museu como nenhum outro. Nele você conhecerá a marca BMW desde a fundação. A exposição permanente, de 4 mil metros quadrados, traz cerca de 125 dos mais valiosos carros, motocicletas e motores, de mais de 100 anos de história do BMW Group. Anote na agenda. Em cartaz até janeiro de 2025, a exposição comemorativa aos 100 anos da BMW Motorrad apresenta todo o universo da marca, com cenários off-road e ambientes urbanos especialmente criados. Mais de 50 motocicletas BMW originais são exibidas em percursos temáticos, incluindo algumas joias da coleção BMW Group Classic, que raramente foram vistas em público antes. Há o total de 15 estações, que abrangem história, design, publicidade, esporte motorizado, aventura e mobilidade elétrica.
MUSEUM ENZO FERRARI, MODENA, ITÁLIA
Até janeiro de 2025, o Museu Enzo Ferrari, em Modena, apresenta aos visitantes a exposição Ferrari One of a Kind. Trata-se de um itinerário que mostra ao público a exclusividade de peças únicas, criadas ao longo da história da marca. Confira máquinas como a Ferrari 812 Competizione e a 166 MM. Ferrari One of a Kind mostra de forma imersiva os programas de personalização aos quais os clientes da Ferrari têm acesso. O coração da exposição é uma parede interativa, onde os visitantes podem experimentar fisicamente os materiais, tecidos, cores e o vasto número de opções que o Ferrari Style Centre disponibiliza aos clientes que desejam acessar esses programas exclusivos.
PETERSEN AUTOMOTIVE MUSEUM, CALIFÓRNIA, EUA
O lugar celebra a evolução da cultura lowriding. Com a exposição Best in Low, até abril de 2025, o museu volta suas lentes para a criação do carro em si, bem como para as ruas e os espaços de exposição, onde a arte do lowriding está em plena exibição. A mostra inclui veículos icônicos e os mais novos na cena, todos apresentando a personalização em vários aspectos da construção. Desde a pintura e o acabamento de metal até o interior e o sistema hidráulico. Também são explorados o desenvolvimento dessas técnicas e as práticas ao longo do tempo, com a apresentação de veículos premiados.