The President

TECNOLOGIA

Mira Murati, ex-diretora de tecnologia da OpenAI, lança nova startup de IA

tecnologia

Na corrida pela liderança em IA

Mira Murati, ex-diretora de tecnologia da OpenAI, deixou a empresa em setembro do ano passado

Por Redação

Na corrida pela liderança em I.A., Mira Murati, ex-diretora de tecnologia da OpenAI, que deixou a empresa em setembro do ano passado, acaba de fundar a Thinking Machines Lab, uma nova startup de inteligência artificial. Segundo o New York Times, a executiva saiu após a demissão de Sam Altman, que retornou ao cargo de presidente-executivo apenas cinco dias depois. Alguns membros da equipe entraram em conflito com Altman por divergências em relação à visão sobre I.A.A nova empresa tem como principal objetivo “tornar os sistemas mais simples e personalizáveis”, de acordo com uma publicação no site da startup.

Sam Altaman se tornou rosto do movimento de IA; a OpenAI chamou atenção mundial no final de 2022 com o lançamento do ChatGPT, um chatbot online que podia responder perguntas, escrever trabalhos de conclusão de curso, gerar código de computador e imitar conversas humanas.

A equipe conta com pesquisadores e engenheiros de empresas como Meta, Anthropic e da própria OpenAI. A nova startup tem nomes como John Schulman, co-criador do ChatGPT, Jonathan Lachman, ex-chefe de projetos especiais da OpenAI, e Alexander Kirillov, que trabalhou com a executiva no modo de voz do ChatGPT.