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META

encerrará ferramenta de criação de filtros de Realidade Aumentada

TECNOLOGIA

Por Redação

Decisão pode impactar comunidade de criadores de conteúdo

Para Marcelo Dóro, CEO da CodeCoast, decisão impacta comunidade de criadores de conteúdo e levanta preocupações sobre o futuro do segmento

A partir de 14 de janeiro de 2025, a Meta, empresa por trás das gigantes redes sociais Instagram e Facebook, anunciou que encerrará a plataforma Meta Spark, utilizada para a criação de filtros de Realidade Aumentada. A decisão, que afetará milhares de criadores de conteúdo em todo o mundo, promete ser uma mudança significativa na estratégia da empresa, levantando críticas dentro da comunidade de Realidade Aumentada.

Segundo Marcelo Dóro, CEO da CodeCoast – empresa que destacou no mercado de soluções de Realidade Aumentada (RA) e Visualização 3D para o varejo -, e especialista do setor, comentou sobre o impacto dessa decisão, destacando que o encerramento do Meta Spark reflete uma centralização da criação e da monetização dentro do ecossistema da Meta.

“Essa mudança, embora já esperada por alguns sinais anteriores, formaliza uma estratégia que limita a autonomia e a criatividade dos desenvolvedores. Ao centralizar o controle, a Meta parece querer monopolizar a receita gerada por esses filtros, em detrimento dos criadores que vinham utilizando a plataforma para inovar e se conectar com suas audiências”, afirma Dóro.

A plataforma Meta Spark

O Meta Spark permitia que criadores desenvolvessem filtros personalizados para diversas marcas e projetos pessoais, gerando uma receita considerável e ampliando o alcance de suas criações. Com o fechamento da plataforma, a Meta pretende incorporar essa função internamente, restringindo o acesso de terceiros. A justificativa da empresa, no entanto, é de que precisa priorizar outros produtos que “atenderão melhor às necessidades futuras de seus consumidores e clientes empresariais”, mas forneceu poucos detalhes adicionais.

Entenda a Realidade Aumentada​

A Realidade Aumenta (RA) é a integração do mundo real com o virtual. A tecnologia, basicamente, sobrepõe o conteúdo do mundo real, enriquecendo a percepção do usuário sem substituí-la.