The President

Joie de vivre

lugares

Joie de vivre

Por Luciana Lancellotti, de Paris

Uma jornada de sonhos e sabores no Plaza Athénée, um dos hotéis lendários de Paris

Imagine uma grande dama, vestida com classe, deslizando pelo ambiente e capturando olhares – então, ela surpreende você com uma piscada cheia de afeto e um sorriso gentil. Essa bem que poderia ser uma metáfora sobre o hotel parisiense Plaza Athénée. Sim, porque é bem fácil se perder na admiração pela fachada clássica, com seus toldos e gerânios vermelhos, na luxuosa Avenue Montaigne. Mas, ao primeiro contato com a equipe do hotel, a impressão é a de entrar em uma dimensão onde excelência e cordialidade são simbióticas. Talvez seja esse equilíbrio que faz com que os hóspedes se sintam, instantaneamente, parte da família Plaza Athénée.

Comida, diversão e arte

A excelência desse hotel vai além do palpável e alcança o sabor. Desde 2021, a cozinha navega sob a batuta do chef Jean Imbert, que assumiu o leme após a despedida do aclamado Alain Ducasse, cujo comando da gastronomia local durou impressionantes 21 anos.
A brasserie do hotel, Le Relais Plaza, é uma das mais tradicionais de Paris e preserva há décadas em seu menu uma famosa receita de beef tartare, cujo preparo, quase cênico, acontece à mesa, sob o belo cenário de estilo art déco. É admirável constatar que, apesar de seus bem vividos 88 anos de atividade, o lugar não perde o frescor.

Já no restaurante principal, o elegante Jean Imbert au Plaza Athénée, a atmosfera é outra. O cardápio ganha camadas de profundidade, enraizado na gastronomia ancestral francesa. Imbert revisita clássicos centenários ao mesmo tempo que os moderniza – uma manobra corajosa em um momento da gastronomia global estrelado por menus longos e pratos pequenos. Pois ele ousou, em tempos atuais, resgatar o menu à la carte coberto de luxos, em três passos, ampliando o olhar sobre o patrimônio culinário francês. Resultado: com apenas nove semanas de estreia, em 2022, uma estrela Michelin passou a brilhar sobre o restaurante e sobre seu jovem chef.

O salão irradia opulência. A joia do ambiente é uma mesa de mármore Breccia, que se estende por 12 m, iluminada por candelabros antigos e coroada por uma fileira de vasos florais imponentes. O cardápio mantém o tom, com pratos como o Brioche Maria Antonieta, recheado com erva-doce e gema orgânica mole, coroado com uma bela porção de caviar. Já com a Lagosta à Phitiviers, servida desconstruída e apresentada em sua carapaça, Imbert entrelaça uma rica massa folhada com o frescor do oceano.

A certa altura, as luzes do salão são reduzidas com suavidade e o som de um sino sinaliza o clímax açucarado do jantar. É chegada a hora das sobremesas, criadas pelos chefs pâtissiers Angelo Musa e Elisabeth Hot. Começa uma doce sequência, que toma a mesa e desafia qualquer noção de satisfação. 

Impalpáveis e incansáveis

Na atmosfera envolvente dos jantares conduzidos por Imbert, é fundamental destacar a equipe do salão. Durante todo o jantar, a brigada navega quase invisível entre as mesas. Mas, a qualquer aceno seu, surge alguém do nada para prosseguir com o serviço do banquete. 

Essa movimentação orquestrada parece acontecer em todo o hotel. Trata-se de uma entourage especialista na arte da hospitalidade, cujos integrantes exalam a elegância de fazer os hóspedes se sentirem bem-vindos e valorizados – e é incrível como é possível se sentir parte dessa atmosfera. Nesses instantes de conexão humana, a equipe do hotel constrói a verdadeira essência de um serviço excepcional. Por isso, estando aqui, deixe-se seduzir sem culpa pela grandiosidade do Plaza Athénée.   

dorchestercollection.com/paris/hotel-plaza-athenee

@plaza_athenee