The President

História em móveis

mercado

História em móveis

Exposição em São Paulo apresenta história de empresa de mobiliário carioca em 23 peças

A Galeria Teo acaba de inaugurar uma nova exposição que celebra o patrimônio material e cultural do mobiliário brasileiro por meio das criações da empresa moveleira Celina Decorações. Sob o nome “Celina Decorações: Público, Indústria e Madeira”, a mostra tem curadoria de Ethel Leon e Eduardo Costa e fica em cartaz de 08 de novembro a 29 de fevereiro de 2024.

Com um conjunto de 23 móveis que destaca aspectos da história da indústria moveleira no Brasil, a exposição permite também notar a capacidade de adaptação da empresa às mudanças econômicas e a diversidade de sua produção, com grande versatilidade na concepção de seus projetos.

Fundada por Celina Zilberberg no Rio de Janeiro, a empresa que leva o nome de sua fundadora, falecida em 2003, ganhou notoriedade a partir do final dos anos 1960, com fabricação e comercialização de móveis modernos. A consolidação de sua reputação veio nos anos 1970, com uma clientela diversificada – até mesmo internacional.

A empresa teve Munis Zilberberg (1940-2021) como seu principal diretor e designer, com direcionamento de sua produção principalmente para o mercado residencial. A empresa sobressaiu pelo uso de madeiras brasileiras, com destaque para o jacarandá-da-bahia, o jacarandá-paulista e a caviúna, que foram amplamente utilizados em suas criações, por conta de sua robustez e durabilidade.

O botânico Gregório Ceccantini é responsável pela curadoria científica da exposição, que conta com madeiras, amostras e ilustrações botânicas das espécies de árvores que deram origem ao mobiliário da companhia retratada.