The President

GIGANTE

PELA PRÓPRIA NATUREZA

MOTOR

Gigante pela própria natureza

O BYD Tan amplia a capacidade das baterias e ganha mais autonomia, sem perder o poder de impressionar nas acelerações

Por Marcio Ishikawa

Pouco mais de dois anos atrás, o BYD Tan desembarcava no Brasil apresentando a credencial da marca no mercado de automóveis brasileiro – e fazendo questão de se denominar uma greentech. Agora, é chegada a hora de sua primeira atualização. THE PRESIDENT foi até Tuiuti, a 113 km da capital paulista, para conhecer as novidades do SUV elétrico de sete lugares.

O visual recebeu leves retoques no desenho dos para-choques e nas formas dos faróis e lanternas traseiras, além das novas rodas de 22 polegadas. Fora isso, o carro cresceu 10 cm em comprimento, totalizando agora quase 5 m (4,97 m, para ser preciso), mantendo o bom espaço de 2,82 m entre os eixos, o que garante um excelente espaço interno.

O Tan continua equipado com dois motores elétricos, um para cada eixo, mantendo os mesmos 517 cavalos de potência combinada. A novidade mais importante é o reforço no pacote de baterias, que agora tem a potência de 108,8 kWh, um ganho impressionante em relação à versão anterior, de 86,4 kWh. 

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (avaliação do Inmetro), a mudança rendeu ao Tan 122 km adicionais de autonomia – de 309 para 430 km. Como essa é a grande pulga atrás da orelha de muita gente que pensa em comprar o seu primeiro elétrico, parece uma aposta certeira da BYD, que ainda oferece um carregador wallbox na compra do veículo.

É verdade que o peso adicional aumentou em meio segundo a aceleração de 0 a 100 km/h – de 4,4 para 4,9 s. Mas, honestamente, só um piloto profissional nota a diferença. Ao pisar fundo no acelerador, o Tan continua impressionante, colando o corpo no banco, algo típico de um esportivo. 

Outra novidade é a nova suspensão semiativa (DiSus-C), que permite alterar o ajuste eletrônico dos amortecedores. Com um toque na tela, é possível deixá-los mais rígidos, para uma condução mais esportiva em pisos lisos, ou mais voltados para o conforto no dia a dia da cidade. No test-drive, foi possível comprovar que o feeling ao volante muda completamente.

Como dito antes, o bom espaço interno foi mantido. As fileiras de bancos rebatíveis permitem ampliar a capacidade do porta-malas de 235 L (a configuração de sete lugares) para 940 (cinco lugares). Já com as duas fileiras rebatidas, chega-se a 1.655 L. O acabamento interno é elegante e aconchegante, com materiais agradáveis ao toque – no volante, nos painéis de porta e console e nos bancos. Por fim, a tela central multimídia de 15,6” (que rotaciona e pode ser usada na horizontal ou vertical) dá um ar futurista à cabine. 

O ar-condicionado digital é do tipo trizone, com direito a controle touch na segunda fileira. Há entradas USB e carregamento wireless para smartphone, além de conexão Android Auto e Apple CarPlay. E ainda outros mimos, como iluminação interna e nos painéis de porta, com 32 configurações de cores, internet 4G e serviço na nuvem e navegação GPS nativa. Em termos de segurança, o Tan conta com 15 radares e sensores, que habilitam 30 recursos de segurança e assistência ativa. 

bydcars.com.br