The President

Artigo

Esporte para superar limites

Artigo

empresários provam: o esporte pode ajudar na superação de limites dentro e fora da empresa

Amélia Whitaker traz a visão de sete empresários sobre a importância da prática esportiva


Por Amélia Whitaker

O esporte, além de promover saúde física e mental, é um poderoso aliado no mundo dos negócios. A prática esportiva não só fortalece o corpo e a mente, mas também desenvolve habilidades essenciais para o ambiente corporativo, como disciplina, resiliência e trabalho em equipe. Rodrigo Carvalho da Positive Company, Jairo Waisman da Frattina, Ricardo Slivak Chemmer do Goat Bikes, Alexandre Frankel da Housi, Marcelo Politi da Politi Academy, e Nelson Novaes da C6 Bank refletem sobre como o esporte os ajudou a superar desafios, manter o equilíbrio e alcançar o sucesso profissional.

Os empresários destacaram que, por intermédio do esporte, aprenderam a importância de estabelecer metas, enfrentar adversidades e celebrar conquistas, seja em um campo de futebol, uma quadra de tênis ou uma pista de corrida. Além disso, relataram como a prática regular de atividades físicas contribui para a gestão do estresse, aumentando a capacidade de foco e tomada de decisões assertivas no ambiente de trabalho. Esses relatos mostram que os princípios e valores adquiridos no esporte são fundamentais para o desenvolvimento de líderes mais preparados e equilibrados, que conseguem inspirar suas equipes e impulsionar suas empresas rumo ao sucesso.

Para Rodrigo Carvalho da Positive Company – O esporte é… Paixão e resiliência nos negócios

“O esporte sempre fez parte da minha vida, mas a Positive Company intensificou essa conexão. Nossos produtos promovem um estilo de vida saudável e me aproximaram ainda mais desse universo. É uma troca: o esporte me ensina disciplina, foco e a importância do trabalho em equipe, valores que aplico nos negócios e na vida pessoal. No esporte, assim como nos negócios, a competição saudável nos impulsiona a superar limites. É preciso aprender com as derrotas, se adaptar e buscar constantemente a evolução. Na Positive Company, celebramos cada vitória e valorizamos a dedicação constante para atingir o ápice, seja no desenvolvimento de produtos mais saudáveis ou na superação de metas. Acredito que essa busca incansável, sempre com trabalho em equipe e foco, é o que impulsiona o sucesso em todas as áreas da vida. Realmente, determinação, resiliência e disciplina são essenciais tanto no esporte quanto nos negócios. Acredito que a gente aprende e incorpora esses valores na prática diária, seja nos treinos ou no trabalho.”

Jairo Waisman do Frattina conta que o esporte traz vida ao espírito competitivo

“Iniciei nos esportes muito cedo, sempre gostei de futebol. Joguei na escola, em clubes e na faculdade. Tenho certeza de que isso ajudou a ter um impacto profundo no desenvolvimento pessoal. Praticar futebol ou outros esportes desde criança não só melhora as habilidades físicas, mas também ensina lições valiosas, como a disciplina e a convivência em grupo. Essas lições são fundamentais para o crescimento pessoal e social, preparando as crianças para enfrentar desafios tanto dentro quanto fora dos campos. O esporte pode ser um excelente alicerce para a formação de caráter e cidadania. Sempre fui muito competitivo, aliás sou até hoje. Sem dúvida isso de alguma forma me ajudou no mundo dos negócios. Hoje mais velho, depois de anos jogando futebol, e fazendo algumas provas de corrida, entre elas uma maratona, o físico não aguentou. Assim, migrei há alguns anos para o ciclismo, me apaixonei e estou nele até hoje.”

Ricardo Slivak Chemmer da Goat Bikes tem o esporte como estilo de vida e combustível para mente e corpo

“O esporte sempre esteve presente na minha vida. Desde pequeno, fui incentivado, às vezes até forçado pelos meus pais, a praticar diversas modalidades. Assim como muitas crianças, experimentei de tudo um pouco. Aos 15 anos, precisei focar mais no esporte para controlar o meu peso, já que estava bem acima do ideal. O esporte, junto com uma reeducação alimentar, me ajudou muito nesse processo de emagrecimento. Com o tempo, me apaixonei de vez pelo esporte e me tornei um atleta amador. A natação foi minha primeira paixão, depois veio o ciclismo, a corrida de rua e, finalmente, o triatlo. Essa jornada no esporte me proporcionou muito mais do que saúde física. Descobri um estilo de vida, um lifestyle que me completa. Minha rotina diária girava em torno dos treinos e competições. O esporte se tornou o meu norte, moldando não só o meu corpo, mas também a minha mente. A paixão foi tanta que acabei por transformar esse estilo de vida no meu trabalho. Hoje, atuo diretamente com o esporte através da minha loja de bicicletas. Continuo praticando como amador, participando de eventos e me desafiando constantemente. O esporte me proporciona saúde física e mental, essenciais para o meu bem-estar pessoal e profissional. Por intermédio dele, aprendi a importância da disciplina, resiliência, humildade nas derrotas e a celebrar cada vitória. Mais do que um hobby, o esporte é o meu estilo de vida, a minha paixão e o meu trabalho. Ele me move e me guia em direção a uma vida mais plena e feliz. É difícil imaginar minha vida sem o esporte, ele se tornou parte integral de quem eu sou.”

Para Alexandre Frankel, da Housi o esporte não é lazer, é energia vital

“O esporte é parte da minha vida há décadas. Comecei correndo e hoje, quase 30 anos depois, o triathlon me desafia e me ensina diariamente. Claro, a saúde e o físico agradecem, mas vai muito além disso. É um estilo de vida que molda tudo: alimentação, sono, disciplina, foco. Esses “viciados em endorfina” me entenderão: enquanto muitos buscam entretenimento, eu uso o exercício como momento de meditação, de esvaziar a mente da loucura cotidiana e aprender. Podcasts, audiolivros, notícias, qualquer conteúdo relevante. É uma carga intensa de conhecimento que se soma ao esforço físico. Não é à toa que busco essa mesma garra na
minha equipe. Pessoas com a disciplina e resiliência que o esporte, especialmente em alto rendimento, exige. Essas características fazem a diferença em qualquer área, pode ter certeza. É como se aproximar da plenitude de um faixa-preta em artes marciais, alguém que dedica anos a uma prática desafiadora. Essa resiliência, essa capacidade de lidar com a pressão, de encarar a adversidade e encontrar conforto no desconforto são aprendizados valiosos demais, tanto na vida profissional quanto no pessoal. O esporte me transformou, virou um hábito tão fundamental quanto tomar banho ou escovar os dentes diariamente. É ele que me dá energia e equilíbrio para encarar cada dia. Me sinto mais focado, mais resiliente, mais preparado para qualquer desafio”.

Marcelo Politi da Politi Academy vai além, para ele o corpo funciona como uma empresa

“Eu considero meu corpo exatamente como eu considero a minha empresa. Nenhum dos 2 para em pé se você não tiver disciplina, rotinas e rituais. Pode me chamar de preconceituoso, mas eu não vejo com bons olhos um funcionário que não se preocupa com a sua saúde. Porque se ele negligencia a coisa que deveria ser mais importante na vida dele, como eu posso esperar que ele vai cuidar bem da minha empresa, que certamente não é a coisa mais importante da vida de nenhum funcionário? Meu corpo é o centro do meu universo. Como eu posso cumprir a minha missão de ajudar outros empresários se eu mesmo não estiver bem de saúde. Então, eu diria que praticar esporte é uma rotina não negociável. Entra como prioridade na minha agenda, independente dos desafios que eu possa estar passando na minha vida profissional.
Eu classifico os esportes em 3 categorias. As 3 categorias beneficiam a minha saúde. Tem aqueles que eu faço porque é necessário, como musculação e cardio (natação, bicicleta). Também tem aqueles que eu faço porque me desafiam e me conectam com a natureza de uma maneira única, como o surf e o snowboarding. e tem o futevôlei, que eu pratico porque além do benefício do ar livre e do desafio da pontuação, de um placar, de ganhar ou perder, ainda tem o convívio com os amigos. O futevôlei tem um quê de transgressão, que só quem joga sabe do que estou falando. Se houvesse um esporte que pudesse ser considerado o contrário do futevôlei, eu diria que seria o tênis, que por sinal, eu gosto de praticar também, mas ando meio enferrujado.”

Para Nelson Novaes do C6 Bank, o esporte traz a resiliência, o que reflete diretamente no seu foco

O esporte sempre foi parte fundamental da minha vida, moldando quem sou e como enxergo o mundo. Desde cedo, me aventurei em diversas modalidades, cada uma me proporcionando aprendizados e desafios únicos. Do ciclismo ao Jiu-Jitsu, do MMA à musculação, e até mesmo na escalada, encontrei formas de superar meus limites e me conectar com meu corpo e minha mente.
Praticar esporte vai além de manter a forma física. É um estilo de vida que me proporciona equilíbrio e foco. A disciplina de acordar de madrugada todos os dias e a resiliência que desenvolvo nos treinos se refletem na minha vida profissional – elas me tornam mais produtivo e focado.
A bike, em especial, está no meu dia a dia. Hoje, eu uso uma bike assistida para me locomover e fugir do trânsito de São Paulo, o que me ajuda a oxigenar o cérebro e aliviar a tensão.
O esporte tem um papel fundamental na minha vida como um todo e está intrinsecamente ligado à minha trajetória profissional recente. Um dos primeiros testes de abertura de conta que fizemos foi inusitado e envolveu o esporte. Escalei a maior montanha das Américas, o Aconcágua, e do acampamento base abri uma conta no C6 Bank diretamente no app. Ao chegar ao cume, por meio de conexão satelital, realizei o teste de transferência, enviando dinheiro para uma ONG aqui no Brasil.
As competições de bike e lutas, além de me desafiarem fisicamente, me ajudam a gerenciar o estresse, pois me proporcionam um momento de lazer e superação. A sensação de conquista e o contato com a natureza me recarregam para enfrentar os desafios.

*É importante lembrar que, embora benéficos, a prática esportiva deve ter acompanhamento profissional, ainda mais para quem deseja começar em alguma modalidade.