The President

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em busca do

sexto continente

TURISMO

Em busca do sexto continente

Megaiate Scenic Eclipse I aporta pela primeira vez no Brasil e abre a temporada de cruzeiros de exploração na Antártica

Por Raphael Calles, do Scenic Eclipse I

A costa brasileira foi a primeira parada rumo às gélidas águas do continente mais austral do planeta, a Antártica. Do Rio de Janeiro, onde tivemos a oportunidade de conhecer todos os detalhes da embarcação, o navio Scenic Eclipse I seguiu viagem para Montevidéu, no Uruguai, em um roteiro de nove dias. De lá, seguiu ao extremo sul do planeta para um roteiro de mais 19 dias. Durante o verão, na temporada 2023- 2024, os roteiros partem e retornam de Ushuaia, no extremo sul da Argentina, mas com voos que decolam de Buenos Aires – com uma noite de hotel por lá já inclusa nos pacotes.

Os roteiros duram entre 12 e 22 dias e se dividem em diferentes experiências ao redor do Círculo Polar Antártico, que podem também incluir o Mar de Weddell, Fiordes Chilenos, Cabo Horn, Geórgia do Sul e Ilhas Malvinas. Aqui a exuberância da vida selvagem, as incríveis paisagens, que misturam o branco, o azul e os diversos tons do mar, e as impressionantes mudanças súbitas do clima se unem a uma atmosfera de imenso requinte dentro do megaiate.

A embarcação é assim considerada por ser mais compacta, em comparação com os navios de cruzeiro convencionais, mas maior do que um iate. Megaiates são assim chamados a partir dos 60 m de comprimento. O Eclipse I e seu irmão gêmeo, o Eclipse II, têm 168 m. Contam com 114 cabines e a capacidade total de 228 passageiros – muito menos que os atuais navios de cruzeiro. Oferecem uma experiência all-inclusive, com a exceção dos passeios de helicóptero e submarino. Aqui, a navegação promete ser mais tranquila do que em outras embarcações, especialmente pela Passagem de Drake. Desenhados para se deslocarem nas regiões polares, os Eclipses têm um apurado sistema de estabilização e reduzem o tempo de navegação para cruzar toda a Passagem de Drake: de 48 horas, das embarcações convencionais, para apenas 30. Muito mais tempo para aproveitar a Antártica em sua plenitude.

Quando o assunto é o continente mais inóspito do planeta, cada segundo conta. As drásticas mudanças no clima podem cancelar uma excursão em questão de minutos. Os barcos Eclipse ganham até nisso. Todos os equipamentos para expedição, dos zodiacs (barcos infláveis de fundo rígido para se aproximarem da costa) aos equipamentos de mergulho, stand-up paddle, caiaque e submersível, estão no nível da água, disponíveis na marina do iate. Isso faz com que eles estejam em água e prontos para uso em apenas 15 minutos, versus os 45 minutos de embarcações convencionais. O Eclipse conta com dois helicópteros, que permitem ampliar ainda mais a emoção dos que desejam ver a Antártica por todos os ângulos.

Os dias de navegação são tudo, menos tediosos. O teatro permite abrigar todos os passageiros ao mesmo tempo. Há uma equipe de biólogos e geólogos, que oferecem palestras sobre cada lugar a ser visitado, além de apresentações musicais. Em 500 m2, o spa inclui sauna, piscina e salas de relaxamento e tratamento. Nas áreas externas, há um deck de observação com telescópios Swarovski, uma área de yacht-club, bares e ofurôs. A política open-bridge permite visitar a cabine de comando e a oportunidade de aprender mais sobre o iate.

Os megaiates Eclipse oferecem o dobro de espaço por passageiro do que navios convencionais. Além disso, a proporção de tripulação para passageiro é de quase um para um

Mesmo que a atração principal esteja do lado de fora, as cabines são o fino. Espaçosas, têm de 31 a 195 m2, com mordomo à disposição. Todas oferecem varanda. Portanto, a vista para a vida selvagem, as belezas do mar e o sol da meia-noite (ou eterno pôr do sol, a depender da época do ano) estão garantidos a todos os momentos.

Seja dia, seja noite, até dez experiências gastronômicas estão disponíveis. É possível escolher entre diversas culinárias, da francesa à oriental, incluindo a italiana. Para as bebidas, as experiências vão de vinhos a um whiskey-bar, um champanhe-bar e uma diversidade de coquetéis, entre clássicos e mais inventivos.

velle.tur.br