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Concierge de Vinhos

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Concierge de Vinhos

Com a DiVinho e a Santo Vino, o empresário Fernando Ribeiro Moreira atende aos enófilos e, em especial, aos proprietários de restaurantes

Por Ney Ayres

Fernando Ribeiro Moreira é hoje um nome de peso no mundo dos vinhos. Uma força inconteste. Ele trilhou um caminho que o levou a se tornar um “concierge do vinho” para restaurantes. Formado em publicidade, com uma vasta experiência no Grupo Fasano e na tradicional importadora Mistral, Moreira, 42 anos, construiu um conhecimento ímpar sobre o universo da viticultura e dos melhores rótulos. O começo foi como sommelier. Daí, pouco a pouco, tornou-se um empresário de sucesso. Após longo tempo trabalhando com grandes nomes do mercado, Moreira decidiu trilhar sua própria trajetória e fundou, em 2013, a DiVinho (divinho.com.br), uma loja de vinhos multimarcas no bairro paulistano de Pinheiros. Com foco no e-commerce e em um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) impecável, a empresa se destacou no mercado online. Em especial, ao longo da pandemia, quando triplicou seu faturamento. Em 2022, Moreira deu um passo ousado e fundou a Santo Vino (santovino.com.br), uma importadora de vinhos especializada no atendimento exclusivo a restaurantes. Com um modelo de negócio inovador e um serviço altamente personalizado, a empresa estabeleceu parcerias estratégicas com vinícolas renomadas, garantindo rótulos exclusivos para seus clientes. No portfólio, a Santo Vino oferece vinhos próprios, como a linha Flor de Los Andes, desenvolvida em parceria com os chilenos da Morandé, El Numerado, fruto da colaboração com os argentinos das Bodegas Bianchi, Gran Chaco Limited Edition, da Bodega Lagarde, e Alma Minha, assinado pelo cultuado enólogo português Pedro Ribeiro, sendo este o único rótulo do catálogo que não é marca própria. Um achado!

THE PRESIDENT _Como você começou no mundo do vinho?

Fernando Ribeiro Moreira – Comecei em 2002, quando trabalhava no Grupo Fasano. Depois me formei sommelier na ABS (Associação Brasileira dos Sommeliers) e fui para a importadora Mistral, onde permaneci quase duas décadas. Nesse período, tive a oportunidade de conhecer os melhores e mais renomados produtores de vinhos do mundo e visitei algumas das mais conceituadas vinícolas na Europa e na América do Sul. Foi a grande oportunidade que a Mistral me proporcionou. Além disso, pude me conectar com os proprietários dos principais restaurantes de São Paulo.

Quando teve a ideia de montar a sua própria empresa?

Sempre tive esse sonho, mas foi apenas em 2013 que inaugurei a DiVinho, uma loja de vinhos multimarcas. O espaço reúne rótulos renomados e premiados de diversas partes do mundo, de diferentes importadores.

A que você atribui o sucesso da DiVinho?

Um dos principais motivos foi minha especialização na gestão de e-commerce. Quando a pandemia chegou, muitas empresas começaram a correr atrás desse modelo de negócio, mas a nossa já estava bem estruturada. Com a explosão do comércio online na pandemia, nosso site teve um crescimento exponencial, triplicamos o faturamento e consolidamos ainda mais a nossa posição no mercado.

Como foi abrir a Santo Vino?

Não foi uma escolha simples, pois ocupava uma posição de destaque em uma empresa de renome. Desde então, criamos marcas exclusivas e conquistamos a confiança de produtores renomados, como Bodega Lagarde, Bodegas Bianchi, Família Falasco, Morandé, Bodegas Tagua Tagua, Borgo dei Mori, a joia da Cachaçaria Sô Nicó e Odfjell. Além disso, Pedro Ribeiro, o enólogo responsável pelo Júpiter, o vinho mais caro da história de Portugal, apostou no nosso trabalho e na expertise que desenvolvi com os restaurantes. Tive a oportunidade de produzir rótulos exclusivos para a minha empresa, e a recepção dos restaurantes foi extremamente positiva. O projeto cresceu rapidamente e se consolidou como uma iniciativa promissora, com grande potencial para o futuro. 

Oferecemos também preços competitivos, agregando ainda mais valor aos nossos parceiros.

Nossos vinhos são um grande diferencial para os restaurantes, pois não podem ser encontrados em nenhum outro lugar, exceto neles mesmos e em canais de venda como DiVinho e Santo Vino.

“Nossos rótulos exclusivos são um grande diferencial para os restaurantes”

Como está sendo a resposta dos restaurantes? 

Está havendo uma demanda espetacular. Jamais imaginei que teria tamanho sucesso. Os restaurantes têm gostado e os clientes também. Tanto que os restaurantes estão buscando cada vez mais aumentar a nossa participação nas cartas. Além de toda essa exclusividade oferecida estabelecimento, há também um atendimento personalizado, trabalhando com o sommelier ou o dono de restaurante. Também tratamos de conceber e imprimir a carta de vinhos da casa em uma gráfica, com um trabalho bem-feito, com um layout desenvolvido por designer, uma capa exclusiva para o restaurante. Oferecemos ainda treinamentos e degustações com as equipes e procuramos fazer do restaurante um verdadeiro parceiro. Sem esquecer que temos uma entrega muito rápida. Não deixamos faltar vinho. 

Com você não há a quebra de fornecimento? 

Atender a operação de um restaurante não é tarefa simples, pois exige um estoque robusto e bem planejado. Se um vinho faltar, o restaurante tende a retirá-lo da carta e, muitas vezes, não o inclui novamente. Por isso, estamos sempre preparados!

Você tem duas empresas bem distintas, não?

Sim! A DiVinho é uma loja física multimarcas, que trabalha com vários importadores e possui um
e-commerce bem estruturado. Tem mais de 800 rótulos, provenientes de várias regiões do mundo. Já a Santo Vino é uma importadora especializada no atendimento exclusivo ao setor de restaurantes.

Como você faz a seleção? 

Faço a curadoria em parceria com sommeliers experientes. Após a seleção inicial, convido amigos enófilos e jornalistas para participar do processo, trazendo diferentes perspectivas e ajudando a validar as escolhas.

“Cuidamos da carta de vinhos, oferecendo um serviço ágil e eficiente”

Quais são as parcerias com as vinícolas?

Temos, por exemplo, uma parceria com a Bianchi, da Argentina, que produz vinhos extraordinários. Também trabalhamos com a Morandé, eleita a Vinícola do Ano em 2022 pelo Descorchados, um dos guias mais prestigiados da América do Sul. Além disso, contamos com diversas vinícolas familiares, como Tagua Tagua, Odfjell e Angelo Rocca. E, claro, temos Pedro Ribeiro, considerado um dos maiores enólogos da atualidade. O verdadeiro bambambã de Portugal.

Você considera a Santo Vino uma importadora butique para restaurantes?

Com certeza! Butique para restaurantes. Você definiu perfeitamente. Essa é, sem dúvida, a melhor forma de descrever a Santo Vino.

Como anda o mercado de vinhos no Brasil? 

O mercado brasileiro sempre teve um forte foco em vinhos tintos, mas, nos últimos anos, tem acompanhado a tendência global de crescimento no consumo de vinhos brancos e rosés. Durante a pandemia, houve um boom no setor e o consumo chegou a quase 3 litros per capita por ano. Ainda estamos longe de países como a Argentina, onde, mesmo em momentos de crise, o consumo gira em torno de 20 litros por pessoa ao ano. Isso mostra que há muito espaço para crescimento no Brasil.

O investimento das importadoras resultou no aumento de consumo de vinhos nos restaurantes?  

Sim, o cenário mudou bastante. No passado, muitos restaurantes serviam vinho em taças grossas de vidro, sem grande preocupação com a experiência do cliente. Hoje, há um movimento crescente em busca de mais sofisticação, com a adoção de taças de cristal e uma atenção maior aos detalhes. As importadoras desempenham um papel essencial nesse avanço, promovendo o treinamento e conscientizando sobre a importância de uma boa taça, que realça as qualidades do vinho, e de uma carta de vinhos bem estruturada, informativa e atrativa. Todos esses fatores aprimoram a experiência do consumidor e contribuem diretamente para o crescimento do consumo de vinhos nos restaurantes.

Qual a importância do treinamento da brigada? 

O treinamento é fundamental para garantir que a equipe tenha segurança ao oferecer um produto, eliminando o receio de interagir com o cliente por falta de conhecimento. Buscamos estar sempre próximos às equipes dos restaurantes, de forma acolhedora, criando um ambiente onde todos se sintam à vontade para aprender, tirar dúvidas e aprimorar o atendimento.

Resumindo: você tem uma butique para restaurantes que tem um atendimento exclusivo.

Exatamente. Valorizo muito o atendimento personalizado. É essencial estar próximo do cliente, entender suas necessidades, oferecer suporte e solucionar qualquer problema com eficiência. O atendimento sem falhas faz toda a diferença.

Quais são os projetos para 2025?

No ano passado, vendemos mais de 300 mil garrafas. Para 2025, a meta é chegar a meio milhão, e estou bastante otimista. Seguimos firmes com o trabalho da nossa equipe de vendas, que busca os melhores restaurantes para apresentar nossos serviços. Mas, cada vez mais, estamos vivenciando o movimento inverso: os próprios restaurantes nos procuram. Eles reconhecem que a Santo Vino é uma importadora diferenciada, feita sob medida para atender exatamente o que eles precisam.

Há novos rótulos chegando?

Sempre. Vamos trazer agora um rosé da França e talvez um Chablis. Precisamos de um Barolo. O foco da importadora é trabalhar com marcas exclusivas, dos produtores mais premiados no mundo todo. E tendo um trabalho diferenciado na parte de atendimento, na parte de atenção ao cliente. Queremos dar conforto a ele.

Você pode ser considerado um concierge de vinhos.

Ótimo! O concierge de vinhos tem como missão facilitar a vida do cliente, garantindo que ele não precise se preocupar com nada. Cuidamos da carta de vinhos, oferecendo um serviço ágil e eficiente. Muitos restaurantes trabalham com três, quatro importadoras, o que pode gerar problemas, como a variação de preços e a falta de estoque. Nosso lema é simples: não pode faltar vinho. Nossas entregas são rápidas e personalizadas. Não utilizamos aplicativos, pois nosso foco é um atendimento exclusivo e direto. Concierge de vinhos? Gostei! (risos).