The President

Castelo Saint Andrews

abraça o ESG

TURISMO

Castelo Saint Andrews abraça o ESG

Único Relais & Châteaux do Brasil com um projeto de carbono neutro adota iniciativas em prol da preservação do planeta

Da Redação

O Castelo de Saint Andrews, de Gramado, na Serra Gaúcha, lança o seu primeiro programa de carbono neutro, um projeto inédito que lida com o combate às mudanças climáticas, um tema de urgência. É o único Relais & Châteaux do Brasil, grupo que reúne os melhores hotéis do mundo, a abraçar essa proposta. A partir da iniciativa, o Castelo Saint Andrews passa a ter a completa gestão em ESG (Environmental, Social and Governance), baseada no modelo de excelência internacional ISO.

O projeto visa neutralizar as emissões de carbono geradas pelas operações do Castelo, investindo em práticas sustentáveis, como projetos de reflorestamento e conscientização ambiental climática. Foram cerca de dez meses de desenvolvimento. Desde o início de 2023, um grupo de especialistas trabalhou no 1o Inventário de Carbono do Saint Andrews, com a definição e o acompanhamento de todos os indicadores de emissão de gases de efeito estufa, avaliando processos e logísticas adotados na operação do castelo. Com base nesse estudo, um amplo plano de mitigação de impactos foi desenvolvido, adaptando processos operacionais até a completa neutralização de carbono, que resultou na concessão do Selo Prima Conscientização Climática.

O programa foi construído com o apoio de consultorias e técnicos renomados na questão ambiental, como a Gescap (Gestão e Capacitação de Alta Performance) e a Oscip (Prima Mata Atlântica e Sustentabilidade), com a chancela do GBV (Grupo Brasil Verde), Ifec (Instituto Interamericano de Fomento à Educação, Cultura e Ciência, Coalizão Brasil (Clima, Florestas e Agricultura), ACA (Aliança pela Ação Climática) e Rebia (Rede Brasileira de Informação Ambiental).