A empresa de turismo Copastur atinge o objetivo de nenhuma emissão de CO2. O meio ambiente agradece
Da Redação
A empresa de turismo Copastur aposta em ações de sustentabilidade. É a empresa de gerenciamento de viagens – uma TMC (Travel Management Company) – pioneira no Brasil com o intento de zerar a sua pegada de carbono em sua estrutura interna. Estima-se que o turismo seja responsável por cerca de 8% do total das emissões de CO2 no planeta. Como líder no setor de turismo, a Copastur abraçou uma abordagem inovadora, foram plantadas com a SOS Mata Atlântica mudas de árvores nativas do bioma mais ameaçado do Brasil para compensar as emissões de CO2. Essa medida visa a neutralização de carbono da empresa com o plantio de mudas nativas em áreas específicas de proteção ambiental, revertendo os eventuais danos causados pelo turismo.
Essa audaciosa jornada em direção ao turismo sustentável não é apenas retórica, mas respaldada por certificações como ISO 9001, 14001, GPTW, Humanizadas e Sistema B. Além da neutralização de carbono, a empresa investe em conexões profundas com a sociedade. Com mais de uma década de história, o Comitê de Sustentabilidade da Copastur realiza encontros periódicos entre colaboradores, com a promoção de ações socioambientais dentro e fora da empresa. Esse compromisso se estende aos dez princípios do Pacto Global. A empresa mobiliza a comunidade empresarial para adotar valores fundamentais nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. “Sabemos o quanto podemos fazer em termos de impacto na sociedade”, afirma Edmar Mendoza, diretor da Copastur. “Essa participação faz parte da nossa história há mais de 11 anos.”
Em uma declaração de apoio ao Pacto Global, a TMC reforça seu compromisso com a excelência nos serviços de agenciamento em viagens, adotando práticas que visam a satisfação dos clientes, a colaboração com fornecedores qualificados e a prevenção dos impactos ambientais. A busca pela melhoria contínua é a base da política do Sistema de Gestão Integrado da empresa.