Mais de 2 bilhões de dados revelam como o ambiente digital influenciou eleições, moldou narrativas e acentuou a polarização política no Brasil
Por Redação
O avanço das redes sociais mudou para sempre o debate político no Brasil. Mas até que ponto? Esta é a pergunta que baseia “Brasil Digital nas Entrelinhas da Polarização Política: Uma Análise de Big Data de 2017 a 2024”, do cientista de dados Alek Maracajá.
Influenciado na análise de mais de 2 bilhões de dados coletados ao longo de sete anos, o livro investiga como as redes sociais influenciaram eleições, moldaram narrativas e impactaram a vida de milhões de brasileiros. Maracajá explica, por meio de Big Data, como padrões de comportamento digital, desinformação e estratégias de comunicação transformaram o cenário político nacional.
“Nunca tivemos um período tão monitorado digitalmente como esse. O que os números mostram é que as redes sociais não apenas refletem a política, mas moldam ativamente suas direções”, afirma o autor.
Uma imersão inédita no universo digital e político
A obra destaca o papel dos algoritmos na amplificação de discursos polarizados, investiga como a política nacional se tornou cada vez mais dependente do engajamento online e analisa os efeitos da ascensão das fake news. Maracajá, especialista em Big Data e Comunicação Digital, apresenta um estudo profundo sobre as mudanças ocorridas nos últimos anos e como elas continuam a influenciar os rumos do país. A obra será lançada nesta quarta-feira, 19 de março, às 18h30, na Biblioteca do Senado Federal, em Brasília.