A BASF lidera a transformação da indústria química com a adoção de matérias-primas renováveis e soluções inovadoras
À frente da transformação sustentável da indústria química, a BASF integra matérias-primas sustentáveis ao seu processo produtivo com o uso de soluções inovadoras, que substituem recursos fósseis por reciclados ou renováveis. Esse modelo, já adotado no Brasil, resulta em produtos que mantêm o desempenho e a qualidade dos convencionais, mas com a redução de emissão de carbono. As soluções atendem a diversas indústrias, incluindo embalagens, adesivos, cuidados pessoais, higiene, limpeza doméstica, tintas e químicos industriais. Além de trabalhar na expansão de uma produção sustentável, a companhia distribui soluções para diferentes setores da economia brasileira, com a nacionalização de insumos. Iniciativas como essa reduzem a dependência de fornecimento externo e aceleram a adaptação à demanda por produtos mais sustentáveis no mercado brasileiro. O Complexo Acrílico de Camaçari, na Bahia, foi a primeira unidade de produção da BASF na América do Sul a obter a Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC Plus). A ISCC é uma organização internacional e independente que assegura a sustentabilidade e a rastreabilidade ao longo de toda a cadeia produtiva. “Com a nossa gama de materiais produzidos seguindo a metodologia de balanço de biomassa, ajudamos os clientes a alcançar seus objetivos de sustentabilidade, reduzindo a pegada de carbono do início ao fim”, afirma Marcos Ferreira de Carvalho, vice-presidente do Negócio de Petroquímicos da BASF para a América do Sul. Entre os produtos do Complexo na Bahia, a BASF produz Ácido Acrílico, Acrilato de Butila e Polímero Superabsorvente, todos insumos importantes para as indústrias voltadas para construção civil, adesivos, produtos de higiene e tintas.
Preservação da natureza é uma das prioridades da BASF na Mata Viva Jacareí. Na página ao lado, vista área do Complexo Acrílico de Camaçari, na Bahia
“O padrão ISCC Plus permite a venda de diferentes soluções sustentáveis, que vão desde produtos com o balanço de biomassa até produtos Ccycled®, sem comprometer a conhecida qualidade da BASF”, descreve Marcos. No Complexo Acrílico de Camaçari, a companhia também contribui para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, apoiando iniciativas como Fome Zero, Água Potável e Saneamento, Trabalho Decente e Crescimento Econômico, além da Ação contra a Mudança Global do Clima. Os projetos de sustentabilidade da empresa não param por aí. A BASF também se destaca no cenário sul-americano por outras iniciativas. A empresa possui uma importante unidade produtiva em Jacareí, São Paulo, onde 80% dos produtos fabricados pertencem a categorias que contribuem diretamente para a sustentabilidade. “É nessa planta, inclusive, que a empresa prioriza o uso de matérias-primas de origem renovável, promove a circularidade no processo produtivo e utiliza a energia verde, além de investir em restauração florestal, com uma área de 12 hectares dedicada à preservação da biodiversidade, chamada Mata Viva Jacareí”, comenta Natalia Filippo Nunes, gerente de Sustentabilidade para Care Chemicals América do Sul. Em toda a América do Sul, a BASF também intensificou seu engajamento social. Em 2023, mais de 700 mil pessoas foram beneficiadas pelas mais de 200 ações de engajamento social realizadas pela empresa, tanto por meio de sua rede de parceiros quanto pelo programa de voluntariado, que conta com cerca de mil colaboradores na região.
basf.com/br