The President

gourmet

As novidades gastronômicas que movimentam a cena paulistana

gourmet

As novidades gastronômicas que movimentam a cena paulistana

Abertura de bares, retorno de chefs, culinária japonesa com um toque do Brasil e mais; as novidades para conferir no mês de março

Por Redação

Novas casas e transformações renovam a gastronomia paulistana. Entre os destaques, o Bicchieri, nova casa dos sócios Cid Simão, Marcos Freitas e do chef Rodrigo Queiroz, conhecidos pelo Ter Bicchieri. No Baixo Pinheiros, o Mèa, comandado pelo chef Rodrigo Kossatz, traz a gastronomia mediterrânea. O Kebab Salonu deixa para trás o estilo de lanchonete que manteve por 18 anos e assume definitivamente sua identidade como restaurante turco. No coração de Moema, o Oliva Café e Restaurante aposta no comfort food. Já nos Jardins, o chef Adriano Kanashiro retorna com o Kureji, inspirado no wabi-sabi, filosofia japonesa que valoriza a beleza das coisas imperfeitas, incompletas e inconstantes.

Mèa leva gastronomia mediterrânea ao Baixo Pinheiros

Receitas contemporâneas que remetem às cozinhas de países do Mediterrâneo serviram de inspiração para a criação do MÈA. Concebido pelo empresário Lalo Zanini e comandado pelo chef-proprietário Rodrigo Kossatz, o restaurante instalado na rua Vupabussu leva ao Baixo Pinheiros um cardápio que destaca preparos com frutos do mar e peixes. Tudo é oferecido em dois acolhedores ambientes, onde os clientes podem conversar diariamente com Rodrigo, que acompanha o movimento de perto, no almoço e no jantar.

Kebab Salonu assume identidade turca em restaurante focado nos cortes de cordeiro

O Kebab Salonu, tocado de perto pelo chef e professor Rodrigo Libbos, entra em nova fase, deixando de lado o jeitão de lanchonete que manteve por 18 anos e assumindo-se definitivamente como restaurante turco. Em seu endereço atual, na rua Apinajés, em Perdizes, a cozinha tem como carro-chefe o kekab de cordeiro – carne assada na churrasqueira e servida com diferentes acompanhamentos no prato – e as mezes, pequenas porções para compartilhar que reúnem, principalmente, pastas e pães feitos na casa. Apesar dos sabores familiares aos paladares paulistanos acostumados com a cozinha árabe, as receitas do Kebab Salonu apresentam características próprias da Turquia. Rodrigo faz ainda uma curadoria de ingredientes nacionais e prepara o próprio zaatar, conservas, pastas-base para as esfihas e o xarope dos coquetéis e refrigerantes.

Oliva Café e Restaurante oferece cozinha italiana casual e “comfort food” em Moema

Com um nome que faz homenagem a uma oliveira de 250 anos, que ambienta a vista do cliente que se senta às mesas espalhadas da casa para comer uma boa refeição, o Oliva Café e Restaurante inaugurou em Moema, no final de 2024, com um cardápio focado em várias especialidades da culinária italiana, mas também com comidinhas de cafeteria e conhecidas “comfort foods” com inspiração de vários outros países. Comandada pelos sócios Reinaldo Queija (ex-Cia. Tradicional de Comércio e Hyatt), Adriano Kanashiro, Pascal Valero e Rubia Coutinho, responsável também pela cozinha, a casa funciona todos os dias das 6h30 às 23h, oferecendo a qualquer hora seus itens de cafeteria e brunch, como tapioca, croissant, pão na chapa e ovos; e pratos à la carte de massas, risotos e pizzas. Também conta com um buffet especial de almoço de segunda à sexta-feira.

Chef Adriano Kanashiro volta à cena gastronômica paulistana com seu Kureji

Inspirado no wabi-sabi, filosofia nipônica que valoriza a beleza das coisas imperfeitas, incompletas e inconstantes, restaurante abre as portas nos Jardins para apresentar receitas da culinária japonesa com alguns sabores brasileiros e toques de outras culturas.