São dois endereços em São Paulo: em Higienópolis e nos Jardins
Por Ney Ayres
A gastronomia italiana da Trattoria Luce foi inaugurada no andar mais alto do Pátio Higienópolis, em São Paulo. Fez tamanho sucesso que, menos de dois anos depois, abriu uma filial na Rua Oscar Freire, nos Jardins.
A inspiração da decoração é a histórica Ilha de Capri, na Itália. O resultado: um espaço moderno aconchegante, com salão, bar e varanda integrados. Tudo a cargo do chef Marcelo Schomer, ex-Emiliano. Experiente, ele tem no currículo passagens pelos espanhóis Abac (três estrelas no Guia Michelin), em Barcelona, e Calima, em Marbella.
Para oferecer alta gastronomia, Schomer não faz por menos: importa insumos da Itália, incluindo a farinha. A adega, de aproximadamente 60 rótulos de vinho, também é abastecida com produtos da Bota. Vêm de lá, por exemplo, as garrafas da renomada vinícola Antinori, na Toscana. Uma das facilidades é a opção por pedir alguns dos vinhos em taças.
THE PRESIDENT participou de uma harmonização no Luce dos Jardins, com vinhos da importadora Ganesh. Entradas como Burrata à Lenha e Mortadela de Bolonha IGP foram servidas em sincronia com um Levorato delle Venezie DOC 2021. Uma maravilha.
O prato principal foi uma Bistecca alla Fiorentina, uma bisteca bovina preparada ao modo toscano, acompanhado de batatas e manteiga de ervas. Para acompanhá-la, um vinho Barolo Caibot DOCG 2017, degustado depois de uma decantação de meia hora. Uma harmonização excelente.
Um capítulo importantíssimo da casa são as pizzas, com massas de fermentação natural assadas no forno a lenha. Entre elas, a pizza napolitana Burrata e Crudo. Vem preparada com molho de tomate San Marzano DOP, presunto de Parma,
tomates coloridos e basílico. Quase tudo trazido da Itália.
Para a sobremesa, uma releitura da sobremesa inglesa Banoffee.
São bananas assadas no forno a lenha, servidas com gelato de baunilha artesanal, crumble de avelãs e marshmallow artesanal. É finalizada com uma calda de caramelo servida na própria casca da fruta.