The President

alta eficiência

MOTOR

ALTA EFICIÊNCIA

Além de desempenho e requinte, a versão híbrida plug-in do novo BMW Série 5 se destaca pelo baixo consumo de combustível

A família da nova geração do BMW Série 5 acaba de ganhar mais um membro no Brasil. Depois do i5, 100% elétrico, apresentado no início do ano, agora é a vez de a variante híbrida plug-in 530e desembarcar por aqui, na versão 530e MSport. Considerando o tradicional apelo de performance da marca bávara, chega a ser curioso que a frugalidade seja um de seus highlights.

De acordo com a medição do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem), realizado pelo Inmetro, o BMW 530e tem o consumo de 26,9 km/L na cidade e 28,6 km/L na estrada – com a média combinada de 27,3 km/L. Com consumo energético de 0,73 MJ/km, configura-se como um dos mais eficientes do nosso mercado. O conjunto propulsor híbrido é formado pelo motor 2.0 biturbo de quatro cilindros e uma unidade elétrica, que fornece a potência combinada de 299 cavalos – enquanto o torque é de 450 Nm. 

A bateria teve a sua capacidade ampliada para 19,4 kWh, o que dá ao BMW 530e até 61 km de autonomia no modo 100% elétrico. O modelo agora suporta 7,4 kW de potência de carregamento em corrente alternada, o dobro da versão anterior. Os clientes receberão dois carregadores de alta potência. Um deles é portátil, de até 11 kW, para ser usado em viagens. O outro, uma BMW Wallbox de até 22 kW, para ser instalada em casa. Ambos têm padrão de tomada tipo 2, internacional, compatível com todos os veículos BMW

Mas, claro, o BMW 530e não deixa a performance de lado. Com o motor a combustão e o elétrico funcionando em conjunto, a velocidade máxima é de 230 km/h – enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,3 s. O conjunto de baterias, localizado no assoalho, ajuda a reduzir o centro de gravidade do veículo e auxilia na dinâmica de condução. As dimensões são exatamente as mesmas do irmão 100% elétrico: 5,06 m de comprimento, 1,90 m de largura, 1,51 m de altura e entre-eixos de 2,99 m. 

O novo BMW Série 5 tem uma potência combinada de 299 cavalos

O pacote de design M Sport incorpora grade frontal com contorno iluminado e acabamento de aço escovado, além de rodas de 20 polegadas. Já o refinado interior segue o mesmo padrão de materiais Premium do i5 – e também o conceito Shy Tech, com design minimalista. Ele permite controlar as funções de várias maneiras: comandos de voz, gestos e tato ou pelos tradicionais botões no console central. 

Seja como for, o que salta mesmo aos olhos na cabine é o Curved Display. Essa tela curva integra o painel de instrumentos digital de 12,3″ e a tela central, de 14,9″, que exibe as funções do sistema de entretenimento (compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio), navegação e controles do veículo. Também exibe imagens das câmeras externas durante as manobras do Parking Assistant Professional, que estaciona o carro inteiramente sem a intervenção do motorista. Aliás, não é preciso nem estar dentro do veículo. A manobra pode ser executada por meio do aplicativo My BMW. 

Além de fazer baliza sozinho, o 530e conta com uma série de assistências semiautônomas, por meio do Driving Assistant Professional, como o controle adaptativo de velocidade de viagem e o assistente de manutenção de faixa. Esses recursos permitem manter o veículo em estradas bem sinalizadas com o mínimo de interferência do motorista, mesmo em situações de anda-e-para. A lista ainda inclui frenagem autônoma de emergência e alerta de tráfego cruzado e de risco de colisão traseira. Por fim, há a opção de aposentar de vez a chave física e usar apenas a versão virtual Digital Key Plus, disponível para celulares iPhone e Samsung Galaxy.