The President

A nova orla

de Balneário Camboriú

mercado

A nova orla de Balneário Camboriú

Projeto impulsiona o mercado imobiliário na cidade com o metro quadrado mais valorizado do país

Da Redação

Balneário Camboriú, no litoral Norte de Santa Catarina, uma das menores cidades brasileiras em extensão, é também a detentora do título de município com maior valorização imobiliária no país, além de palco dos maiores arranha-céus do Brasil, incluindo o maior residencial da América Latina. É nesse cenário paradisíaco, em meio ao mar e a uma natureza intocada, que desponta uma das maiores construtoras do país, a FG Empreendimentos. A empresa empreende produtos de alto padrão no mercado de luxo, atraindo um timaço de estrelas, como o craque Cristiano Ronaldo e sua família.

César Poncio, gerente comercial da FG, responsável pelos mercados de São Paulo e Miami, destaca que o cliente da Região Sudeste está cada vez mais investindo em Santa Catarina, buscando apartamentos tanto para investimento como para moradia. “Além da alta valorização, ele busca qualidade de vida e segurança”, avalia. “A proximidade e o novo aeroporto de Florianópolis, juntamente com a reforma do aeroporto internacional de Navegantes, trazem a cada dia novos clientes em busca de projetos exclusivos, como o Scenarium, na Praia Brava.”

Em Balneário Camboriú, o projeto de reurbanização da orla, assinado pelo escritório do arquiteto Índio da Costa, suscitou um investimento de mais de 500 milhões de dólares. O parque linear terá 250 mil metros quadrados. Somados aos outros 350 mil de faixa de areia, resultará em uma área útil de 600 mil. É a maior renovação urbanística do país. “Já existem projeções de valorização dos imóveis, em todas as áreas da cidade, na ordem mínima de 20%”, celebra Poncio.

Foto: Hildo Jr./Divulgação

Segundo o Índice FipeZap, com dados de janeiro a outubro de 2023, das dez cidades com maior valorização do preço de imóveis residenciais no Brasil, sete estão em Santa Catarina: São José, Itapema, Itajaí, Florianópolis, Balneário Camboriú, Blumenau e Joinville.

Balneário Camboriú é um exemplo no país e no exterior, mostrando que o investimento em infraestrutura e a potencialização do destino geram crescimento e valorização econômica. Desde 2019, a cidade catarinense vem figurando no cenário imobiliário como uma forte potência. Inclusive com grande crescimento na pandemia, quando índices como qualidade de vida, segurança, educação e infraestrutura dos empreendimentos ganharam ainda mais força.

“O perfil dos investidores mudou nos últimos anos”, explica Jean Graciola, presidente da FG. “Quem comprava um apartamento como investimento hoje compra para morar. Como segunda moradia, ou casa principal, cerca 85% dos compradores investem em um apartamento para morar.”

A construtora assina seis dos oito maiores empreendimentos do país, incluindo o maior residencial da América Latina, e já trabalha no maior residencial do mundo, que segue os trâmites de aprovação.