Marcela Painelli Carniel lidera o Laces Origens, a unidade inaugural do Laces, estabelecida em 1987 no Morumbi
Por Amélia Whitaker
Marcela Painelli Carniel lidera o Laces Origens, a unidade inaugural do Laces, estabelecida em 1987 no Morumbi. Em 2024, sob sua direção, essa unidade tornou-se a primeira franquia da marca, passando por um processo de revitalização para manter seu compromisso com a beleza e saúde capilar. Marcela participará da Convenção Viva Natural 2025, onde pretende compartilhar experiências, adquirir novos conhecimentos e fortalecer o ecossistema que há 37 anos transforma o mercado da beleza com impacto real.
1. Quais foram os principais desafios enfrentados durante o processo de revitalização do Laces Origens em 2024?
Sem dúvida alguma foram os desafios de assumir uma unidade com tanta história. O novo muitas vezes amedronta e chega para assumir uma equipe onde cada um tem uma média de 10 anos de casa, sendo um time de quase 20 colaboradores foi um desafio e tanto. No Laces Origens temos colaboradores que aprenderam as técnicas diretamente com D. Mercedez, uma honra. E então chego eu com uma bagagem totalmente diferente, com a novidade da franquia de início assustou mas ao mesmo tempo a conquista dessa equipe fez toda diferença para a reabertura ser um sucesso. É uma equipe muito especial…
2. Como a transição para o modelo de franquia impactou a operação e a cultura da unidade original?
O modelo de franquia ao meu ver e depois ao ver deles veio para melhorar e ampliar tudo. Qualidade de atendimento, conforto do espaço e deles próprios. Uma dona de perto, acompanhando o dia a dia e ao lado deles, faz toda a diferença. Sobre a cultura, é com muito orgulho que digo que nada mudou. Seguimos o DNA Laces à risca, prática a prática, técnica por técnica, mas um grande diferencial é que a equipe do Morumbi foi uma equipe que sempre carregou e carrega até hoje um DNA Laces muito forte, até mesmo por ter sido o lugar onde tudo começou. É realmente e se mantém como Origens.
3. Quais estratégias foram implementadas para manter a essência da marca enquanto se adapta às novas demandas do mercado?
Muitos encontros, conversas, treinamentos e imersões na Universidade Laces das duas partes (tanto minha quanto dos colaboradores da loja). Falando sobre mim, passei meses e meses antes de assumir a loja vivendo a realidade na prática. Passava semanas rodando as outras lojas, observando tudo, passei por diversas áreas do escritório, o que fez toda a diferença no meu processo de aprendizado desse novo negócio. Sobre as novas demandas do mercado, a Cris Dios é uma grande mentora, assim como o Itamar. O Laces promove encontros mensais e treinamentos sempre de forma a nos atualizar. É incrível e apaixonante o negócio.
4. De que maneira a participação na Convenção Viva Natural 2025 contribuirá para o desenvolvimento do Laces Origens?
A expectativa é alta justamente por isso. Serão 4 dias de convenção em meio a natureza, na praia de São Miguel do Gostoso onde a paz do mar se conecta com atividades diversas e palestrantes que trarão desenvolvimento e grandes reflexões. Conhecer os 36 donos das franquias BIOMA, trocar experiências e falar sobre futuro com certeza me trará grandes insights e desenvolvimentos para serem aplicados no Origens.
5. Quais são as expectativas para o futuro do Laces Origens e da marca Laces como um todo nos próximos anos?
Para o futuro do Laces Origens queremos muitas novas parcerias. Divulgar esse oásis que temos no bairro do Morumbi para mais e mais pessoas, para que possam em meio a tantos compromissos e atividades diárias encontrar um momento para cuidar de si, relaxar e absorver a energia e a paz que a natureza do Laces Origens nos entrega. A Marca Laces como um todo está em plena expansão tendo recentemente realizado seu primeiro carregamento de produtos para os EUA, o que é um orgulho imenso para todos nós do Laces levando a nossa brasilidade para o mundo.