Em uma sociedade ainda marcada por desigualdades, mulheres líderes rompem barreiras, inovam e redefinem o que é sucesso nos negócios
Por Tatiana Sasaki
Retratos Marcelo Spatafora
O cenário do empreendedorismo feminino nunca esteve tão pulsante. Cada vez mais mulheres assumem o protagonismo nos negócios, combinando inovação e uma visão estratégica afinada com as demandas do futuro. No Brasil, são mais de 10 milhões de empreendedoras, o que corresponde a 34% do total de pessoas à frente do próprio negócio.
Apesar dos avanços, o caminho ainda é desafiador: apenas 26% dos cargos de direção nas empresas são ocupados por mulheres. Elas representam apenas 17% dos CEOs no país, de acordo com o estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group em parceria com o Insper. Esses números ilustram um mercado de trabalho que, embora em transformação, ainda reflete desigualdades históricas. Essa realidade, no entanto, não impede que mulheres de diferentes áreas rompam barreiras e redefinam padrões. No comando de grandes empresas, na gestão de negócios familiares ou na criação de franquias promissoras, elas estão ocupando espaços cada vez mais relevantes, tornando-se exemplos não só para outras mulheres, mas para o mundo corporativo como um todo. Nas próximas páginas, mergulhamos em oito histórias que personificam a força e a determinação da liderança feminina.