Evento promovido pela Casa Flora desvenda grandes rótulos de produtores renomados franceses
Por Ney Ayres
A Casa Flora Importadora organizou um almoço de degustação no Bistrô de Paris, considerada uma embaixada da gastronomia francesa no Brasil. O evento contou com a presença de Pierre Philipponnat, o representante da renomada Le Grand Chais de France, em visita especial à importadora.
O primeiro vinho apresentado foi o champanhe Mandois Brut, originário da vila de Parry, na Côte des Blancs. A vinícola possui 35 hectares de uvas Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier. Os documentos da maison datam de 1735, quando a família Mandois adquiriu terras em Epernay. A partir de 1860, os herdeiros começaram a vinificar sua produção. Esse excelente champanhe é aromático, com notas de frutas brancas maduras, toques tostados e mel. No paladar, mostra-se complexo, elegante, com boa acidez e gastronômico, tendo passado três anos sur lie.
Em seguida, degustamos o Moillard Pouilly-Fuissé AOC Sous la Grotte safra 2022, um branco da Borgonha. Fundada no coração da Route des Grands Crus em Nuits-Saint-Georges, a histórica casa Moillard é uma verdadeira instituição, com um método único de produzir e envelhecer vinhos. Esse 100% Chardonnay é aromático e complexo, com notas de frutas brancas maduras e toques de noz. No paladar, apresenta uma cálida harmonia, combinando riqueza, vivacidade e persistência aromática.
Na região de Bordeaux, destacamos alguns rótulos excepcionais. O Château Siaurac é considerado o mais bonito de Lalande de Pomerol, com seus jardins e castelo, construídos em 1850. A colheita, manual e cuidadosamente selecionada, é composta de 80% de Merlot, 15% de Cabernet Franc e 5% de Malbec.