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Bajaj em manaus

MOTOR

A Bajaj aporta em Manaus

O terceiro maior fabricante de motos do mundo celebra a inauguração de sua fábrica no Brasil

A marca indiana Bajaj é simplesmente a terceira maior fabricante de motocicletas do mundo. Isso pode ser uma surpresa para muitos, mas não para quem acompanha esse mercado com atenção. A companhia está celebrando o início das operações de sua fábrica em Manaus e vem divulgando, em especial, a linha 2024/2025 da Dominar 160 e da Dominar 200. 

Essas motos despertam o olhar porque são as mais completas de suas categorias e agora as únicas com ABS nas duas rodas. Os modelos chegam também com novas cores, além de quadro e rodas cinza.

Curiosidade: os dois modelos, que representam juntos cerca de 33% do volume atual de vendas da marca no Brasil, já começam a ser produzidos em Manaus. 

“O início das operações da nossa fábrica no Norte é um momento muito especial não só para a Bajaj do Brasil, mas para a marca globalmente”, celebra Waldyr Ferreira, managing director da Bajaj do Brasil. “Essa será a nossa primeira unidade produtiva fora da Índia e nos permitirá atender à demanda crescente pelos produtos Bajaj por aqui. Nas próximas semanas, teremos unidades de todos os modelos da família Dominar saindo da nossa linha de produção.”

Desde o início das atividades da Bajaj no Brasil, já foram vendidas cerca de 7 mil motocicletas. Com o começo das operações da nova fábrica, a meta para 2024 é triplicar o volume do ano anterior. 

Eis uma breve apresentação dos dois modelos.

Os modelos Dominar 160 e Dominar 200 já representam 33% das vendas da indiana Bajaj no Brasil. E elas serão produzidas na fábrica da companhia em Manaus

DOMINAR 160

Seu motor monocilíndrico com 160,3 cm3 conta com refrigeração a óleo, quatro válvulas por cilindro (duas de admissão e duas de escape), com comando único de válvulas no cabeçote, e continua sendo uma referência na categoria graças à potência de 17 cv e 1,488 kgfm de torque máximo a 7.250 rpm. Tem injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas, além de câmbio de cinco marchas.

O tanque de combustível é de 12 L, proporcionando uma ótima autonomia. As suspensões, compostas de garfos invertidos na dianteira, de 31 mm, garantem uma grande capacidade de absorção de impactos. A suspensão traseira segue como um dos maiores destaques da Dominar 160 diante da concorrência, por ser monoamortecida, como em motos de segmentos superiores.

Na versão 2025, o modelo ganhou novas cores e agora está disponível nas opções Ebony Black, Pearl Mettalic White, Coktail Wine Red e Pewter Grey. 

DOMINAR 200

Seu motor monocilíndrico com 160,3 cm3 conta com refrigeração a óleo, quatro válvulas por cilindro (duas de admissão e duas de escape), com comando único de válvulas no cabeçote, e continua sendo uma referência na categoria graças à potência de 17 cv e 1,488 kgfm de torque máximo a 7.250 rpm. Tem injeção eletrônica e sistema de ignição com duas velas, além de câmbio de cinco marchas.

O tanque de combustível é de 12 L, proporcionando uma ótima autonomia. As suspensões, compostas de garfos invertidos na dianteira, de 31 mm, garantem uma grande capacidade de absorção de impactos. A suspensão traseira segue como um dos maiores destaques da Dominar 160 diante da concorrência, por ser monoamortecida, como em motos de segmentos superiores.

Na versão 2025, o modelo ganhou novas cores e agora está disponível nas opções Ebony Black, Pearl Mettalic White, Coktail Wine Red e Pewter Grey. 

* Eliana Malizia é repórter, piloto de testes de motos e carros, instrutora , palestrante e fundadora do Movimento @_aceleradas_, além de diretora do site acelerada.com.br. Siga @eliana.malizia no Instagram.