The President

A alma da casa

tecnologia

Por Tatiana Sasaki

Fotos Germano Lüders

Em parceria com o arquiteto Nildo José, a LG leva à CASACOR São Paulo a humanização de espaços e a inspiração nas raízes culturais do Brasil

Nildo José leva à CASACOR SP uma proposta única com a Casa LG, batizada de Ñe’é – palavra guarani que significa “alma”. Por meio da integração harmoniosa de tecnologia avançada, design minimalista e respeito profundo pelas raízes culturais brasileiras, o arquiteto não só reflete as tendências atuais da arquitetura, como também aponta para um futuro em que a humanização dos espaços e a sustentabilidade são protagonistas.

Com projeto assinado pelo escritório de Nildo, a Casa Ñe’é LG conduz o visitante a uma completa experiência do morar por meio de ambientes tão elegantes quanto equipados com o que há de mais atual em eletrodomésticos e eletrônicos para o lar. São 377 m2, onde SmartTVs, aparelhos de áudio, monitores e aparelhos de cozinha e lavanderia se integram a uma estética moderna, que celebra a essência humana através da cultura brasileira. 

As referências aos povos originários e, portanto, à ancestralidade nacional estão pontuadas em sutilezas como a paleta de tons terrosos e o piso de cerâmica artesanal, que percorre todo o ambiente, como uma tapeçaria à moda indígena. São detalhes sutis, mas que imprimem o toque acolhedor ao minimalismo do arquiteto, que vem surpreendendo desde que a sua inusitada jabuticabeira, suspensa pela técnica kokedama, marcou a sua estreia na CASACOR São Paulo, em 2016.  

A despeito da linguagem minimalista praticada por Nildo, formado na Universidade Mackenzie, em São Paulo, cada canto da casa revela detalhes que enchem os ambientes de tempero. Talvez por causa da origem – ele é baiano, natural de Feira de Santana – ou das viagens realizadas Brasil adentro para investigar a criatividade nacional, percebe-se o desejo de destacar, como com um marca-texto, o quanto a cultura indígena nacional é “moderna, minimalista e contemporânea”, conforme a citação de um curador em um dos muitos bilhetinhos espalhados pela casa. 

“Entendo que é valorizando a arte dos povos originários que vamos realmente entrar num lugar em que a cultura brasileira é o ponto focal”, explica o arquiteto, que contou com o olhar cuidadoso da curadora Mirtes Marins na seleção de obras incríveis e objetos dignos de museu, como os bancos indígenas da Coleção BEI. 

E, se não bastassem as coisas em si, quis o arquiteto compartilhar com os visitantes seu processo de pesquisa e criação. Em toda a casa, mas sobretudo na estante imponente do home office, encontramos livros, fotos, referências e citações de pensadores e estudiosos que se dedicam a compreender e dar luz à cosmovisão dos povos originários. “Desde o início, achei importante que as pessoas embarcassem nesse universo, que foi a construção do espaço”, explica Nildo. Com o mesmo entusiasmo, ele também gosta de compartilhar que “o Brasil tem uma das maiores florestas nativas de bambu do mundo, que fica na divisa do estado do Amazonas com o Acre”, e que essa descoberta o inspirou a criar os painéis curvilíneos de MDF, que separam os ambientes de forma orgânica, como se atravessássemos os caules das árvores. 

Nessa experiência sensorial, em que elementos naturais, como madeira, fibras e texturas exclusivas, convidam ao toque, a tecnologia surge de modo integrado, sem comprometer a estética ou destoar. De fato, tudo parece no lugar – e proporcionando soluções que tornam a vida mais inteligente, prática e confortável. 

A gigante de tecnologia LG contribui com produtos premium, começando pelo hall de entrada, onde um ar-condicionado disfarçado de obra de arte, o LG Artcool Gallery, proporciona o conforto térmico enquanto projeta imagens em seu LCD, surpreendendo com sua funcionalidade escondida. As telas, de altíssima definição, têm lugar garantido nessa casa conectada, que esbanja estilo por todos os lados. O painel com quatro telas OLED Transparente mostra todo o projeto em detalhes, com pixels que se autoiluminam, qualquer que seja o ângulo de visão. 

Na sala de estar, é a LG OLED M3 que surge posicionada no belíssimo painel de madeira, criação única do escritório de Nildo. Com uma tela de 97 polegadas e resolução 4K, a M3 é a primeira e única TV sem fio do mundo, enviando os sinais de vídeo e áudio através do roteador wi-fi instalado numa caixa de conexão rápida separada. Além de também fazer o papel de hub, pelo qual se pode controlar os demais dispositivos inteligentes da casa, a TV é facilmente integrada à decoração, nivelando-se ao painel de madeira e dialogando com poltronas assinadas por Zanine Caldas e Sergio Rodrigues.   

Na suíte máster, o uso de texturas, paisagismo e luz natural está em perfeita sintonia com a LG OLED Object Collection Posé, uma TV de estética apurada, que parece flutuar no espaço, esbanjando versatilidade e elegância. Na cozinha e na área de serviço, o design dos equipamentos também é evidenciado. Do forno elétrico à lava-louça, tudo está à mostra – e não embutido na marcenaria. 

Integrada à sala de jantar, a cozinha está equipada com aparelhos inteligentes, que elevam a funcionalidade e a conectividade, utilizando o aplicativo LG ThinQ. A geladeira Smart InstaView Side by Side Craft Ice, por exemplo, tem um painel de vidro que se ilumina com duas batidas, permitindo ver o interior sem abrir a porta. O micro-ondas LG NeoChef OneBody possui a função Scan to Cook, que garante um preparo perfeito de pratos congelados pelo escaneamento do código de barras. Outro destaque é a lavanderia: a LG WashTower, um modelo vertical de lavadora e secadora, usa a inteligência artificial para identificar o ciclo de lavagem ideal e a LG Styler, um armário inteligente que higieniza as roupas é uma solução perfeita para roupas sempre frescas e bem cuidadas.

“A LG  tem no seu DNA unir design, tecnologia e usabilidade para oferecer a melhor solução inteligente para os nossos clientes, sempre considerando também a nossa relação e o nosso compromisso com os impactos ambientais”, explica Sonah Lee, Head de Marketing da LG no Brasil. Segundo ela, o desenvolvimento de produtos leva em conta a visão 360° do consumidor moderno, que procura produtos econômicos, eficientes e sustentáveis. “Nossa promessa é manter esse olhar vanguardista, atento à necessidade dos nossos clientes, e todos os dias demonstrar com nossas entregas que o conceito ‘Life’s good’ – nossa nova campanha institucional que fala de inovação para uma vida melhor – permeia nossos produtos e filosofia da empresa.”