The President

Aref Farkouh

Da indústria têxtil a sócio do tradicional Hotel Toriba

Da indústria têxtil a sócio do tradicional Hotel Toriba

Por Amélia Whitaker

Fotos Divulgação

Nascido em São Paulo, de família libanesa, Aref Farkouh é arquiteto pela Universidade de São Paulo. O empresário atuou na Indústria Têxtil, à frente de cinco fábricas e 800 funcionários por 25 anos. Após este período, resolveu retornar à área de Arquitetura e Construção, atuando no segmento de galpões industriais, por meio de sua própria Construtora, na fabricação de pré-moldados de concreto, nas cidades de Sumaré, Jaguariúna e Pindamonhangaba.

Apaixonado por viagens e conhecedor de bons hotéis pelo mundo, o empresário não pensava em adquirir um negócio na área hoteleira até se deparar com uma oportunidade única de se tornar sócio do tradicional Hotel Toriba, em Campos do Jordão. Aref, que já passava férias no Hotel, aceitou a proposta e, desde 2014, está do outro lado do balcão, agora recebendo os hóspedes, muitos deles frequentadores há mais de três gerações. Inaugurado em 1943, o Toriba traz o encontro do luxo e da natureza e tornou-se um marco na história do turismo e na cultura de Campos do Jordão.

Aref Farkouh iniciou sua carreira na indústria têxtil, mas foi sua paixão por viagens que o levou ao setor hoteleiro.

1. Aref, quais motivos o levaram a se tornar proprietário do Hotel Toriba?

Eu era apaixonado pelo hotel, pela natureza que o circunda, e já era proprietário de 50 hectares de floresta ao lado.

2. Em 2014, após sua entrada, quais foram as mudanças realizadas no Hotel?

Fiz a difícil tarefa de atualizar sem perder o caráter, de deixar mais confortável e bonito, com uma bela coleção de obras de arte. Construímos mais chalés requintados em meio aos bosques, novas áreas sociais, charutaria, escola de culinária, moderna academia, quadra de beach tennis, novos restaurantes, um Minimundo, e muito mais. Não esquecendo do TORIBA MUSICAL, com seis pianos e mais de 200 concertos por ano.

3. Além do Hotel Toriba, me conte um pouco sobre seus outros empreendimentos na região.

Além do Toriba, temos o programa de turismo de aventura AVENTORIBA, com excursões a pé, a cavalo, off road, e o Aventoriba Lodge, hospedagem eco-luxuosa no Parque Estadual. E agora o Parque Bambui, linda área com 3 lagos, jardins maravilhosos, e uma ferrovia com Maria-fumaça funcionando. Além da Fazendinha Toriba, é claro.

4. Qual a importância do Toriba e seus outros empreendimentos para a economia de Campos do Jordão?

Entre o hotel e os 9 restaurantes, empregamos mais de 200 jordanenses, com os salários mais altos da região, e nosso hotel é uma referência no turismo de luxo na montanha. E mantemos a AME CAMPOS e seus programas sócio-culturais como o coral Jovens Cantores de Campos, as Bailarinas de Campos de Jordão e o Amaraucária.

5. Quais são os planos para os próximos anos? Considerando Toriba e outros projetos em Campos do Jordão.

Meus planos são uma surpresa até para mim, pois estamos sempre avaliando oportunidades e criando novidades. Espere e verá.