Estudo apresentado durante coletiva de imprensa da APAS Show revela mudanças no comportamento do consumidor de varejo
Por Raphael Calles
A Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com a Scanntech e a Shopper Experience, apresentou ontem os resultados do estudo “Comportamento do Consumidor”, durante uma coletiva de imprensa na APAS Show 2024, que acontece no Expo Center Norte, em São Paulo.
O estudo, destacou a elevação do poder de compra dos consumidores brasileiros, impulsionada pela desaceleração da inflação, queda do desemprego e aumento da renda média. Um dos pontos altos foi o crescente interesse em hábitos alimentares saudáveis, com 57% dos entrevistados buscando uma alimentação balanceada, um aumento de 4% em relação a 2023. As vendas de alimentos saudáveis aumentaram significativamente, com frutas (44%), legumes (18%), verduras (26%) e água de coco (26%) em destaque.
Os dados mostraram que os supermercados de bairro representam 60% das transações, enquanto as compras acima de R$ 500,00 em atacarejos regionais respondem por 9,8% dos tickets e 34% do faturamento. No mercado brasileiro, 60% dos tickets são até R$ 100,00. Além disso, 7 em cada 10 consumidores visitam mais de uma loja, refletindo a diversidade de opções e formatos de supermercados.
O estudo também examinou o comportamento online, revelando que 66% dos consumidores realizam compras pela internet, motivados pela conveniência e preços competitivos. Apesar do crescimento, as vendas digitais ainda representam apenas 5% do total.
Carlos Corrêa, diretor geral da APAS, destacou a importância de compreender e antecipar as mudanças nas preferências e comportamentos dos consumidores. “Aspectos como a valorização da experiência na loja física e o aumento do interesse em alimentos saudáveis apresentam desafios e oportunidades para os varejistas”, concluiu.