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Tendências de consumo: Quiet Luxury chega ao mercado de urbanismo e incorporação

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Sustentabilidade nas estratégias corporativas: um imperativo para o avanço dos negócios

Por Rodrigo Patrocínio, diretor de Marketing e Vendas da Luan Investimentos. Há 11 anos avalia mercados e comportamento do consumidor do setor imobiliário

Se o Quiet Luxury, a nova forma pela qual os artigos de luxo são produzidos, numa estética minimalista, virou uma realidade no consumo, no mercado imobiliário não tem sido diferente. Quanto vale mais silêncio no dia a dia de alguém?  Assim como o tempo e a atenção, o silêncio é uma tendência de mercado, a ponto de empreendimentos inteiros estarem sendo erguidos tendo este como um dos principais diferenciais.

Um número de mercado que contempla essa realidade é que cerca de 4,2 bilhões de pessoas vivem em cidades e até 2050, um total de 68% da população mundial viverá em áreas urbanas. Agora, o que se espera é que parte desse número migue para cidades mais silenciosas em busca de um lifestyle que contemple outros valores de vida.

No mercado do silêncio, as oportunidades são infinitas. O apontamento vem do Varejo e Serviço que tem criado produtos para atender essa demanda reprimida: pacotes de viagem para hotéis silenciosos; escritórios-cápsula, como empresas que oferecem como principal diferencial o silêncio para reuniões. Olhando para 5, 7 anos atrás, lembremo-nos do fone de ouvido com cancelamento de ruído. O fato é que a sociedade produziu tanto barulho que agora está transformando o silêncio em mercadoria de luxo.

Indo além, a máxima do “silêncio é o novo luxo” chegou a Hollywood. “Divórcios secretos” têm virado tendência entre casais famosos. O caso mais midiático foi o de Will Smith e Jada Pinkett Smith. Ambos estavam separados há mais de sete anos sem que o público tivesse ideia. Eles já não eram mais um casal na fatídica festa do Oscar de 2022, quando o comediante Chris Rock fez piada sobre Jada, fazendo com que Will Smith subisse ao palco e desse um tapa no rosto do humorista, em defesa da honra de Jada.

Depois de a imprensa noticiar o divórcio de mais de 7 anos de Will e Jada Smith, descobriu-se que Meryl Sreep e Don Gummer também estava divorciados havia seis anos. Os dois estavam juntos desde 1978, e desde então apareciam como um casal em eventos sociais, sem nenhuma desconfiança por parte da imprensa e do público.

O silêncio é uma tendência de mercado, a ponto de empreendimentos inteiros estarem sendo erguidos tendo este como um dos principais diferenciais.

Rodrigo Patrocínio

Então, não é de se duvidar que esse movimento já chegou no mercado imobiliário. O Quiet Luxury é uma tendência de urbanismo e incorporação. Cito como exemplo uma incorporação no Sul da Bahia, mais precisamente entre as cidades Ilhéus e Itacaré, na região da Costa do Cacau, o Costa do Cacau Village. Lá, a exuberância natural e praias paradisíacas viabilizaram um dos empreendimentos mais promissores do ano no que diz respeito ao Quiet Luxury, não apenas por ser um case de benchmarking, como também pelo pilar da exclusividade.

Com investimento de cerca de R$ 20 milhões vindos da Luan Investimentos, o projeto horizontal e pé na areia, tem estrutura dentro do padrão dos empreendimentos imobiliários que têm explodido para o mercado de luxo em todo o mundo. São lotes de 500m² a 900 m² para atender de demanda por casas para segunda ou terceira residência e, porque não dizer primeira moradia, no caso de consumidores que estão inseridos em um novo estilo de vida no pós-pandemia. O condomínio fechado ainda terá beach club completo, restaurante, bar, espaço kids, estrutura para esportes de praia, academia com vista panorâmica, piscina, lounge e deck, fireplace, quadras de tênis e campo de futebol.

O produto é um sucesso desde a pré-venda, em junho de 2023, devido sua localização e formato. Se antes, a expectativa inicial era vender todos os 166 lotes do Costa do Cacau Village até dezembro de 2024, devido suas características, essa marca deverá ser atingida até outubro por compradores de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e DF, e de países como Suíça, Itália e Alemanha. Todos atrás da mesma tendência de consumo: a exclusividade e o silêncio, luxos que a própria região entrega para este produto.

Para finalizar, concluo que neste momento, mais do que dinheiro, os consumidores reavaliam o que é mais importante para eles, afetando não apenas o que querem e precisam, mas também a sua percepção do que se constitui como valor. É sobre essa premissa que o mercado de urbanismo e incorporação deve construir sua estratégia comercial para os próximos anos. As tendências estão à mesa.