O Des Cucina, do chef Sergio França, reinventa em São Paulo a cozinha da Bota
Por André Bocato
O Des Cucina é um dos melhores restaurantes de culinária italiana contemporânea em São Paulo. Fica em uma simpática rua no bairro de Perdizes.
Aconchegante, lembra um bistrô, com uma bonita decoração e luz intimista, em dois diferentes ambientes, incluindo um bonito bar, que recebe os clientes de forma descontraída.
O chef Sergio França comanda a cozinha e faz as mais refinadas e surpreendentes criações de pratos no diferenciado cardápio, recheado de ótimas entradas, levíssimas massas artesanais, preparadas diariamente por ele, risotos, peixes, frutos do mar, aves e assados. Também cria sobremesas autorais. Tudo feito com uma riqueza de ingredientes da mais alta qualidade, decorado com muita delicadeza e servido em louças artesanais.
Nascido na Bahia, o chef tem 57 anos e iniciou a carreira no La Vecchia Cucina, de Sergio Arno. Lá se vão duas décadas. Ali ele se apaixonou pela culinária italiana contemporânea. Mais tarde, trabalhou nas renomadas casas paulistanas Due Cuochi, Italy e Brasserie des Arts. Assim ocorreu até 2016, quando foi convidado pelos proprietários do Des Cucina para chefiar a cozinha, desde a inauguração da casa.
O chef conta que o cardápio é renovado a cada estação, mas o que nunca muda (ainda bem), por exemplo, é o Carpaccio de Carne Gratinado, com molho de shitake, funghi e azeite trufado. Também são clássicos da casa o Brasato al Barolo com Risoto de Açafrão e o Stinco Suíno 6 Horas, acompanhado de purê de mandioquinha e manga ubá. Sem esquecer o Risoto de Frutos do Mar, grelhados, a posta de Bacalhau Gadhus Morhua, com azeite de ervas, e as massas recheadas. Entre elas, o Raviolone de Ricota Fresca, espinafre, gema de ovo e creme trufado e o ravióli recheado com queijo mascarpone, toque de laranja, molho de manteiga e sálvia e pistache torrado.
Para o projeto de verão, França criou um menu de pratos inéditos, leves e aromáticos. “Sugiro as entradas de Carpaccio de Polvo com vinagrete de pepino e limão e o Fundo de Alcachofra com camarão gratinado. E, entre os pratos principais, o Talharim ao Molho de Lula, camarão e limão-siciliano e o Risoto de Funghi Porcini Fresco, com presunto cru e rúcula.”
Entre as sobremesas, vale experimentar o creme brulée de café, a torta quente de maçã, com creme de avelã, calda de caramelo e sorvete de canela, e o semifreddo de mascarpone, com farofa de pistache crocante.
A carta de vinhos é preparada especialmente pela importadora Mistral. Reúne rótulos que se harmonizam à perfeição com os pratos. Há também ótimas cervejas gourmet. (Colaborou Anice Aun)