Um olhar para o mercado de beleza sob a ótica profissional
Por Joana Fleury*
O Brasil é hoje o quarto maior mercado de beleza e cuidados pessoais do mundo, e os brasileiros ocupam o segundo lugar no ranking dos que mais dedicam tempo cuidando da aparência, segundo levantamentos da Euromonitor e Instituto GFK, respectivamente. Esses dados refletem não apenas aspectos culturais, mas a relevância do segmento de beleza e as oportunidades de crescimento econômico em um dos mercados que mais emprega pessoas no país.
Não à toa, entre 2020 e 2022, foram abertos mais de 340 mil salões de beleza no Brasil, somando mais de 790 mil empreendimentos em todo o território. Sabemos, também, que boa parte dessas pessoas trabalham em condições de informalidade, vindas de cenários muitas vezes desafiadores, e que veem no mercado de beleza uma oportunidade de prover para suas famílias e ascender profissionalmente.
É pensando no poder de transformação social que um salão tem que, em L’Oréal Produtos Profissionais, decidimos unir o poder das nossas marcas ao nosso propósito enquanto companhia de “Criar a beleza que move o mundo”. Essa união ganha forma, nome e resultado a partir da nossa agenda de impacto social junto dos salões, em que business e transformação social andam juntos.
Por isso, unimos nossos esforços à Associação Brasileira de Salões de Beleza, a fim de, ano após ano, fomentar projetos e iniciativas para o desenvolvimento da profissão de cabeleireiro. Em 2012, estivemos juntos na luta pela regulamentação desses profissionais, um passo essencial para a conquista do reconhecimento merecido e garantia de maior segurança para os trabalhadores. Em 2016, nesse mesmo sentido, apoiamos junto à ABSB a Lei do Salão Parceiro, cujo principal objetivo era regularizar a relação do empregador com profissionais de beleza, transformando os salões em ambientes formais de trabalho, o que trouxe benefícios para ambas as partes.
Durante a pandemia, um período tão desafiador para todos, criamos iniciativas de suporte aos salões, como a plataforma Beleza Amiga #JuntosPeloSalao, que disponibilizou a venda de vouchers, a serem abatidos no valor dos serviços realizados após a reabertura dos salões cadastrados, com o intuito de minimizar os impactos financeiros nesses estabelecimentos. Posteriormente, criamos a campanha #ToVoltando, em uma agenda de retorno seguro aos salões, fomentando a retomada do setor de beleza.
Este ano, lançamos o programa Beleza PRO do Futuro, que tem como objetivo a geração de mão de obra qualificada para o setor, sendo a região da Pequena África, localidade no Rio de Janeiro e próxima a sede da L’Oréal, a primeira impactada, em que 20 mulheres em situação de vulnerabilidade social foram beneficiadas com bolsas de estudo do Instituto L’Oréal. Nossa ambição é, até 2025, expandir esse projeto pelo Brasil. Trata-se de mais um projeto feito em parceria com a ABSB, cuja intenção é profissionalizar pessoas e conectá-las com os nossos salões.
Além disso, nossas marcas têm sido fontes de inovação social. Ano passado Kérastase lançou junto da Redes da Maré a primeira turma de mulheres LBT (lésbicas, bissexuais e transexuais) da Maré. Hoje, temos mulheres trans que estão abrindo o seu salão dentro da comunidade e que passam a se sentir visibilizadas e empoderadas a partir de uma profissão.
Em agosto, Kérastase lançou a sua primeira causa de marca com foco em mitigar a lacuna de autoconfiança de mulheres. Hoje, 150 mulheres de 18 a 35 anos pelo Brasil estão sendo conectadas com executivas e descobrindo o poder de uma conversa inspiradora e de se estar em rede. A marca nasceu em 1964, na atmosfera antecessora aos movimentos sociais que aconteceriam em 1968. Nesse contexto, não poderia ser diferente. Ela surge com o objetivo de ressignificar o momento de lavar o cabelo, nasce dizendo “You dare, we care”, oferecendo liberdade para que as mulheres pudessem ser quem elas quisessem ser e garantindo que nós cuidaríamos do resto. Hoje, também honramos essa história de cuidado através desses projetos.
Ainda em 2023, lançamos o nosso programa de autoconhecimento e saúde mental para profissionais da beleza. Head UP, surge após a realização de uma pesquisa em que identificamos a saúde mental como um dos principais desafios para esses profissionais. A iniciativa tem como objetivo trazer visibilidade para o tema e oferecer suporte e acolhimento de forma integral, ao contar com treinamentos desenvolvidos junto à ONG Movimento Saber Lidar, que está construindo, junto à L’Oréal Professionnel, uma agenda de autoconhecimento específica para os cabeleireiros brasileiros.
No pilar de produtos, para tornar os salões de beleza ainda mais competitivos, nossas marcas, pioneiras, investem em alta tecnologia e inovação para entregar tratamentos ainda mais completos e exclusivos. Recentemente, a título de exemplo, L’Oréal Professionnel lançou Absolut Repair Molecular, linha com fórmula disruptiva e patenteada capaz de reparar dois anos de danos em um uso, e que inaugura, ainda, um novo serviço técnico exclusivo para salões: a Cauterização de Peptídeo Molecular. Com uma seleção ultraconcentrada de ligantes peptídicos e aminoácidos, o protocolo restaura danos quase irreversíveis, além da força e elasticidade dos fios, elevando a experiência dos profissionais e consumidores no salão.
Além disso, a marca vem usando da sua expertise em tecnologia para o desenvolvimento de experiências no salão cada vez mais plurais e inovadoras.
L’Oréal Professionnel nasceu em 1910, justamente com o objetivo de mudar a experiência de quem quisesse colorir o cabelo, e desde então nunca mais largamos essa inquietação e o olhar centrado na experiência da consumidora. Apenas este ano, lançamos iniciativas no Metaverso, trazendo uma oportunidade de beleza imersiva para as nossas consumidoras. Apresentamos, também, o aplicativo iNOA [iD], um diagnóstico profissional e prova virtual para uma coloração personalizada, concebida pelo seu cabeleireiro. Já implementado em 61 países, possui mais de 250.000 downloads e 100.000 sessões de uso. Além disso, lançamos o Steampod 3.0, uma ferramenta profissional que permite a todos criarem visuais ilimitados, mas sem danificar o cabelo, graças à sua tecnologia a base de vapor.
E no próximo ano a marca e a divisão darão um passo super importante: o lançamento no Brasil da Gjosa, que é uma ducha para lavatório que economiza 69% do consumo de água. Nossa ambição global é economizar 2,5 bilhões de litros ao implantar este produto em mais de 50.000 salões até 2025, o que representa o equivalente a 100.000 anos de banho para 1 pessoa ou 3.000 anos para 30 pessoas.
Lembro que, há alguns anos, ouvi da então presidente da L’Oréal Brasil, An Verhulst-Santos, que L’Oréal Produtos Profissionais “transforma vidas”. Agora, à frente da divisão, entendo que ela não poderia estar mais correta, e liderar todos esses projetos e iniciativas é uma grande responsabilidade, ao mesmo tempo que uma grande realização. Acredito no poder de transformação desta indústria, na força do empreendedorismo, na agenda de desenvolvimento do setor e em todas as iniciativas relacionadas com as temáticas de sustentabilidade, empregabilidade e competitividade dos salões de beleza. É por esse caminho que vamos construir a Beleza PRO do Futuro.
*Joana Fleury é diretora geral de L’Oréal Produtos Profissionais no Brasil