The President

gourmet

O que beber com o que comer — sugestões do sommelier Gustavo Giacchero

gourmet

O que beber com o que comer — sugestões do sommelier Gustavo Giacchero

A Wine Trader, marketplace de vinhos raros, tem curadoria do sommelier Gustavo Giacchero, que garante a seleção de cada garrafa

Por Redação

A Semana Santa costuma ser marcada por momentos especiais — seja em família ou por experiências gastronômicas que celebram a tradição à mesa. E o vinho tem um lugar importante nesse cenário. No marketplace da Wine Trader — dedicado a vinhos finos e raros — apaixonados pela bebida encontram uma seleção curada dos melhores rótulos do mundo. São sugestões que harmonizam desde a tradicional Sexta-feira Santa até o almoço de Páscoa, sem deixar de lado a sobremesa. A experiência de compra é prática e conta com a curadoria do sommelier Gustavo Giacchero, da Wine Trader e do Hotel Fasano BH, que assina as recomendações e assegura a qualidade de cada garrafa.

Na sexta-feira, o bacalhau costuma ser a estrela da mesa. Para acompanhá-lo, vinhos brancos portugueses com boa acidez, como um Vinho Verde ou um Arinto do Alentejo, são escolhas certeiras. Se a receita for mais intensa — com molho de tomates ou natas — vale apostar em tintos leves e elegantes, como um Pinot Noir ou um Mencía da Espanha.

Franciacorta Antologie Blanc Extra Brut DOCG, vai bem com aves assadas/Divulgação

Já no domingo, o cardápio costuma variar: pode incluir peixe, massas, aves ou até cordeiro. E a Wine Trader tem rótulos ideais para cada uma dessas combinações. Um Chardonnay envelhecido harmoniza bem com massas de molho branco; tintos mais estruturados, como um Merlot espanhol, vão bem com carnes vermelhas; e um espumante brut, como um Franciacorta, é excelente para aves assadas. O segredo está em escolher vinhos que realcem os sabores do prato, sem sobrepor.

E claro, a Páscoa pede chocolate. Para os ovos ao leite, vinhos de sobremesa como um Porto Ruby ou um Tokaji húngaro são clássicos. Já os chocolates mais amargos pedem rótulos intensos, como um Amarone ou um Zinfandel com toques adocicados.