Mestre da publicidade brasileira, Washington Olivetto será homenageado no Festival Internacional de Criatividade de Cannes; Brasil também ganha celebração com troféu Creative Country of the Year
Por Redação
Foto Marcelo Tabach
Washington Olivetto foi um dos nomes mais importantes da história da publicidade brasileira. Criador do comercial que conquistou o primeiro Leão de Ouro para o Brasil em Cannes, assinou campanhas célebres como “Bombril tem mil e uma utilidades”, “Não é assim uma Brastemp” e “O primeiro Valisère a gente nunca esquece”.
Neste ano, o Festival Internacional de Criatividade de Cannes acrescentará o troféu Creative Country of the Year, que homenageará o Brasil, e fará uma homenagem especial a Olivetto, que faleceu no ano passado. O evento, que acontecerá de 16 a 20 de junho, promete mostras sobre a criatividade brasileira, eventos comemorativos, palestras dedicadas ao país e ativações lideradas por brasileiros.
“A criatividade é uma força fundamental para a inovação e transformação, essencial para encontrar soluções, inspirar mudanças e construir um futuro mais justo e sustentável. Ela decorre da nossa capacidade de pensar além dos limites e reinventar realidades. Como disse certa vez Washington Olivetto, figura de destaque na publicidade brasileira que ganhou mais de 50 Leões em sua carreira: ‘Não há criatividade sem paixão’. No Brasil, essa paixão é ainda mais poderosa, refletindo nossa diversidade cultural e a maneira única como enfrentamos os desafios. O país, com sua capacidade de transformar adversidades em oportunidades, tornou-se um terreno fértil para ideias ousadas e impactantes que não apenas moldam nossa identidade, mas também influenciam o mundo.” afirmou Marilia Marton, Secretária de Cultura, Economia Criativa e Indústria do Estado de São Paulo.
Segundo dados da WARC, referência global em eficácia publicitária, os gastos publicitários no Brasil devem crescer 7,9%, alcançando R$ 93 bilhões em 2025. Esse movimento está alinhado com o lançamento do Brasil Criativo, uma iniciativa do Ministério da Cultura para impulsionar a economia criativa como um motor fundamental para o desenvolvimento social, econômico e cultural do país.