The President

a lenda viva

sobre duas rodas

MOTOR

A lenda viva sobre duas rodas

Amada pelos fãs e aperfeiçoada nas pistas da MotoGP e do WSBK, a Honda CBR 1000 RR-R Fireblade SP carrega um legado de três décadas

Foi no Salão de Milão de 1991 que a Honda apresentou a CBR 900RR Fireblade ao mundo. A primeira motocicleta de uma dinastia que se estende até hoje, ela deixou o legado da filosofia Total Control, levando uma inédita maneabilidade e facilidade de pilotagem para o segmento das superesportivas. O nome Fireblade, a partir daí, se tornou um sinônimo de paixão em duas rodas, com uma legião de fãs apaixonados e de conquistas nas pistas. Por exemplo: nas 14 temporadas da Superbike Brasil disputadas até hoje (a categoria nasceu em 2010), a Fireblade venceu nada menos que dez títulos.

A atual representante da linhagem é a CBR 1000 RR-R Fireblade SP, desenvolvida pela HRC (Honda Racing Corporation), a divisão dedicada à criação das motos de alta performance. Evoluções são incorporadas para uma melhoria constante a cada ano e muitos de seus recursos foram desenvolvidos e testados nos mais difíceis campeonatos sobre duas rodas do mundo – a MotoGP e o Mundial de Superbike (WSBK).

Não à toa, a CBR 1000 RR-R Fireblade ostenta os logos HRC na carenagem frontal, além do mítico logo da Honda sobre um fundo vinho no tanque. Esse último é exclusivo das flagships da Honda – ou seja, motos que, dentro de suas categorias, representam o mais elevado grau de qualidade, sofisticação e tecnologia da marca. 

Versátil, a superesportiva é capaz de satisfazer os amantes da velocidade que querem aprimorar suas capacidades em um track-day e, claro, atender a demanda de talentosos pilotos profissionais. Isso sem falar no seu visual aerodinâmico e de linhas agressivas.

Esta supermoto Honda esbanja potência e performance, inclusive em saídas de curvas

O moderno motor de quatro cilindros em linha é ultracompacto. Usa pistões de alumínio forjado e bielas de titânio, o que garante leveza e resistência. O fluxo de ar interno é otimizado pelo desenho aprimorado de dutos, canais e caixa do filtro. São 216,2 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, com ótima resposta em baixas e médias rotações – ideal para as acelerações em saídas de curvas. O pacote de eletrônica da CBR 1000RR-R Fireblade SP entrega o melhor e mais moderno que existe no segmento de superesportivas. Ao garantir ao piloto uma série de possibilidades, permite ajustar ao seu gosto o controle de tração e de freio motor, além de três níveis diferentes de entrega de potência. Para fazer seu coração bater mais rápido e oferecer o máximo da experiência, ela traz o controle de largada, que permite arrancar com o máximo de potência e te mantém no domínio em cada segundo. O chassi de alumínio, também desenvolvido nas pistas com feedback dos melhores pilotos, é parte integral do conjunto para permitir que durante a pilotagem você tenha o melhor da estabilidade, controle nas retas ou nas curvas mais ousadas. Das pistas veio também a aerodinâmica avançada pensada em cada mínimo detalhe, como as aletas laterais integradas a carenagem que aumentam a estabilidade em altas velocidades. O sistema de freios a disco da Brembo usa quatro pistões e conta com ABS, que pode ser regulado para o uso em pista e é capaz de modular a força aplicada quando detecta que a moto está em uma curva. Destaque ainda para a plataforma inercial IMU, que monitora parâmetros dinâmicos e faz ajustes em tempo real na suspensão eletrônica, desenvolvida pela Öhlins. Por sua vez, o amortecedor eletrônico HESD é capaz de reduzir a tendência de a roda traseira sair do chão em fortes freadas. A superesportiva ainda conta com painel digital de TFT de 5 polegadas, com três opções de visualização e a personalização das informações exibidas. Já o sistema Smart-Key permite dar a partida sem a necessidade de inserir a chave na moto. Um toque de classe na superesportiva mais desejada de todas.
honda.com.br

HOSPEDAGEM